Janeiro Branco 2022: o cuidado é essencial

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Muitas vezes na vida deixamos de lado coisas importantes, que podem valer nossa saúde. Para que se tenha uma vida com saúde é necessário se afastar da doença. Mas se no consciente comum dos profissionais de saúde as vulnerabilidades são compreendidas, porque adoecemos? Não seria mais fácil evitar o adoecimento planejando ter uma vida melhor? Como é difícil cuidar de si! A valorização do conhecimento que nós enfermeiros temos sobre cuidado é muitas vezes, refutadas por nós mesmos. Sabemos que um comportamento, hábito ou condição de vulnerabilidade, certamente nos levará ao adoecimento, mesmo assim, continuamos a fazê-lo. Não podemos mas falar sobre saúde, devemos viver com saúde!

Leia também: Retrospectiva 2021 de enfermagem: Vamos rever os temas mais marcantes abordados esse ano?

Estudos mostram que grande parte dos profissionais de enfermagem possuem vulnerabilidades de saúde por diversos motivos, seja essas vulnerabilidades ambientais, sociais psíquicas, etc. Os principais problemas que encontramos são relativos a doenças do sistema osteomuscular e conjuntivo, comportamentais, não superando os problemas psíquicos. O tipo de trabalho que desempenha o enfermeiro e o local onde o serviço é realizado são grandes responsáveis pelo problemas. Os riscos aos quais os profissionais de enfermagem estão expostos, os deixam mais susceptíveis ao adoecimento.

Se o mundo pede saúde é porque talvez esteja percebendo que já está adoecendo! No mundo inteiro, os profissionais representantes máximos do cuidado, são os enfermeiros. Talvez nós enfermeiros estejamos esquecendo uma condição muito importante para educar alguém. Esta condição talvez seja a mais importante de todas. O exemplo! Este é contagiante e necessário. Precisa caminhar conosco, do contrário falaremos de assuntos sem os experimentarmos. Considerando que há livre arbítrio para a realização das atividades e que não precisamos aplicar toda “boa atividade” em nossas vidas, gostaria de fazer uma reflexão. Se enfaticamente todos os dias tratamos sobre temas de grande relevância, alertando pessoas sobre excesso de trabalho, sobre práticas alimentares, do sono, de outras referente a conhecer vulnerabilidades, objetivando impedi-las, por que não podemos construir um plano de cuidado para evitar nosso próprio adoecimento?

Precisamos nos voltar mais para nossos conhecimentos e dizer um basta, para hábitos que nos adoece, para sofrimentos que não podemos lidar sem ajuda, para condições que irão nos afastar da proposição da felicidade, do prazer, do amor, da saúde. Janeiro é tempo de recomeço, de planejar uma vida melhor, de olha pra dentro com a mesma empatia que olhamos para aqueles que cuidamos. Quando entendermos que sem saúde, não poderemos mais cuidar, começaremos a estrada do cuidado, a partir de nós mesmos. Talvez, você já tenha cuidado de muitas pessoas e agora o cuidado chega em você, por necessidade, através do adoecimento e não porque você quer fazer do seu corpo um templo de cuidado, de exemplo de como se cuidar, de saúde, de felicidade.

Janeiro Branco 2022 o cuidado é essencial

Análise recente

Em estudo de revisão realizado sobre a síndrome de burnout no ano de 2021, temos sinais e sintomas que mais se destacam nos profissionais a depressão e angústia, principalmente por estarem continuamente lidando com as demandas de exigências dos pacientes que se encontram em estado grave, o que exige muito dos profissionais. Além disso, revela que a síndrome pode ser desencadeada por fatores associados ao ambiente de trabalho, falta de recursos humanos, falta de estrutura física e de valorização profissional. Nós passamos o ano de 2021, levantando informações do quanto estamos doentes, nesse canal. Hoje gostaria de refletir junto a você, enfermeira, técnica de enfermagem, auxiliar de enfermagem, estudante de enfermagem e até outros profissionais que trabalham com saúde.

Estamos aqui hoje para falar sobre o cuidado. Cuide-se é a mensagem mais importante desse texto! Aplique tudo que conhece para ter saúde e ser feliz. Faço sempre alusão do trabalho na área da saúde ao “Passar café”, o paciente é o café, o enfermeiro o filtro e a doença a borra. A doença é física e metafísica, ela passa por todos que estão envolvidos. Por esse motivo acredito que nós, profissionais da enfermagem, outros profissionais da saúde, cuidadores,  familiares e pacientes, adoecem. Nesse sentido, temos que prever tal acontecimento e nos precaver, em uma movimento de planejamento, com tácito conhecimento de que o processo de cuidar pode nos adoecer.

Autocuidado

Se somos conhecedores desses processos de adoecimento, precisamos estar um passo a frente. E a resposta sobre: como fazer? Está em nós, no nosso conhecimento sobre saúde. Fazemos isso todos os dias! Orientamos as pessoas e esquecemos de ser exemplo. Estamos esquecendo de cuidar de nós mesmos. Então, daqui pra frente no ano de 2022, faça um projeto terapêutico com você mesmo.

Enquanto classe profissional, nos locais de trabalho onde atuamos, precisamos cobrar das instituições que cuidem de nós! Ora, como querem que nós cuidemos sem que haja cuidado conosco? Que contrato sobre esse aspecto é duradouro? Que casamento pode ser feliz, onde apenas uma das partes cuida? Precisamos nos organizar pra dizer: “Preciso ter saúde e ser feliz, para desempenhar o meu trabalho! Precisamos ter condições e bons salários para isso.”

Saiba mais: Enfermagem: piso salarial nacional é aprovado por unanimidade no Senado segue para a Câmara

Não há nenhuma coisa mais valiosa na terra que o cuidado. Por isso, nós devemos ser valorizados e também nos valorizar. O cuidado é essencial para os bons afetos. Amar sem cuidado pode ser negligência!  Trabalhar sem cuidado, pode provocar ineficiência! Viver sem cuidado, pode resultar em adoecimento! Sem cuidado não há vida. E, não precisamos passar por mais pandemias para trazer essa discussão a tona. Precisamos na verdade, trazer com orgulho essa discussão para a sociedade de forma ininterrupta, se fizermos isso, já estaremos cuidando dessa sociedade que possui descompressão sobre valores necessários e irremediáveis .

Espero que nesse próximo ano, vocês possam praticar o maior dos conhecimentos da enfermagem. O cuidado! Não só com o outro, mas com vocês, que sem dúvida nenhuma, são os profissionais mais importantes de toda a humanidade. Que vocês possam se cuidar nesse ano, mais do que se cuidaram até aqui. Se planejamos cotidianamente afazeres que não gostamos de realizar, porque não planejar aquilo que nos vai gerar saúde e felicidade? Feliz 2022, que vocês tenham um ano de muita SAÚDE.

Referências Bibliográficas

  • Baptista ATP et.al. Adoecimento de trabalhadores de enfermagem no contexto hospitalar. Rev enferm UERJ. Rio de Janeiro. 2018;26:e31170. doi: 10.12957/reuerj.2018.31170
  • Gallotti FCM, Campos AS, Araújo TKS, Santos JLBS, Farias QSS. Relação das condições de trabalho e o adoecimento dos profissionais de enfermagem. Caderno De Graduação – Ciências Biológicas e da Saúde – UNIT – SERGIPE. 2020;6(3):47. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/cadernobiologicas/article/view/9624
  • Schmidt B, Crepaldi MA, Neiva-Silva L. Saúde mental da população geral e dos profissionais da saúde durante a pandemia de COVID-19. Estud. psicol. (Campinas) [online]. 2020;37:e200063. doi: 10.1590/1982-0275202037e200063.
Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.