Lactentes febris: estudo criou escore de risco para identificá-las.

Estudo criou escore de risco para identificar lactentes febris com idade igual ou menor a 60 dias e com baixa probabilidade de infecção bacteriana invasiva.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Lactentes febris com idade igual ou inferior a 60 dias apresentam alto risco de infecções bacterianas graves. No entanto, a maioria dos modelos preditivos para identificação de crianças febris com risco de infecção bacteriana grave no momento da admissão na emergência está desatualizada. Além disso, não é baseada em dados epidemiológicos ou inclui biomarcadores como a procalcitonina, que não está amplamente disponível em ambientes de tratamento agudo.

Modelo preditivo para identificar lactentes febris com ≤60 dias com baixo risco de infecção bacteriana invasiva

Sendo assim, com o objetivo de derivar e validar internamente um modelo de predição para identificação de lactentes febris com idade igual ou inferior a 60 dias e com baixa probabilidade de infecção bacteriana invasiva (IBI), Aronson et al. conduziram o estudo A Prediction Model to Identify Febrile Infants ≤60 Days at Low Risk of Invasive Bacterial Infection, publicado em junho na revista Pediatrics, da Academia Americana de Pediatria1

Foi realizado um estudo caso-controle retrospectivo, incluindo crianças febris ≤ 60 dias que deram entrada nas emergências de 11 hospitais entre 1° de julho de 2011 e 30 de junho de 2016. As crianças com IBI foram definidas pelo crescimento de um patógeno no sangue (bacteremia) e/ou no líquido cefalorraquidiano (LCR) (meningite bacteriana). Estes pacientes foram pareados por hospital e data de ida à emergência a dois pacientes controle sem IBI. Foram excluídos lactentes em mal estado geral e aqueles com condições crônicas complexas. Os preditores de IBI foram identificados através de regressão logística múltipla e validados internamente com validação cruzada de 10 vezes. Um escore para IBI foi calculado.

Leia mais: Manejo de bebês febris: a importância da avaliação completa

Foram incluídos 181 lactentes com IBI [155 (85,6%) com bacteremia sem meningite e 26 (14,4%) com meningite bacteriana] e 362 pacientes controle. Destes, 23 lactentes com IBI (12,7%) e 138 pacientes controle (38,1%) tiveram febre apenas pela história. Quatro preditores de IBI foram identificados [área sob a curva 0,83 (IC95%: 0,79-0,86)] e incorporados a um escore IBI1

  • Idade <21 dias – 1 ponto;
  • Temperatura mais alta registrada no departamento de emergência (38,0-38,4°C) – 2 pontos –  ou ≥ 38,5°C – 4 pontos;
  • Contagem absoluta de neutrófilos ≥5185 células por μL – 2 pontos;
  • Resultados anormais no exame simples de urina – 3 pontos

A sensibilidade e especificidade de um escore ≥ 2 foram 98,8% (IC95%: 95,75-99,9%) e 31,3% (IC95%: 26,3%-36,6%), respectivamente. Todos os 26 lactentes com meningite apresentaram escores ≥  2. Entre os pacientes com pontuação < 2, a probabilidade pós-teste de IBI foi de 0,08% (assumindo uma probabilidade pré-teste de 2%)1,2.

Considerações Finais

Portanto, o estudo conclui que lactentes ≤60 dias de idade com febre somente pela história associada a um resultado normal de exame simples de urina e a uma contagem absoluta de neutrófilos <5185 células por μL têm baixa probabilidade de IBI.

Este algoritmo proposto por Aronson et al. é o primeiro modelo preditivo para identificar lactentes febris com ≤60 dias com baixo risco de IBI a abordar crianças admitidas no pronto-socorro com febre apenas pela história (incluindo aquelas com febre em casa ou clínica, mas não na emergência). Um escore clínico confiável poderá ajudar a evitar a punção lombar e a hospitalização nesses bebês de baixo risco. Contudo, embora seja bastante promissor, precisa ser validado externamente em estudos prospectivos antes de poder ser usado na prática clínica.

 

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades