Laser cirúrgico de CO2 para tratamento de incontinência urinária de esforço na mulher

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

A incontinência urinária de esforço é uma doença que tem aumentado sua prevalência, principalmente em mulheres de meia idade e mais velhas, já que a estimativa de vida também cresceu. Idade avançada, gestações, partos vaginais, atrofia urogenital da pós-menopausa e a obesidade são fatores de risco. 

Existem vários tipos de terapia para o quadro: tratamento clínico com exercícios fisioterápicos com reforço da musculatura pélvica, colpossuspensão a Burch, uso das cirurgias com faixas de uretra média e o uso de laser de CO2. 

Leia também: Laser fracionado de CO2 para tratamento de atrofia vaginal

Incontinência urinária: informações sobre o diagnóstico, tratamentos possíveis e impactos negativos sobre a vida das pessoas.

Estudo

No American Journal of Obstetrics and Gynecology de 31 de maio de 2022, foi publicado um estudo multicêntrico (envolvendo pacientes ambulatoriais de dois hospitais), com cegamento das participantes, randomizado com controle simulado (um braço do estudo a paciente recebeu pulsos de COe no outro braço do mesmo estudo o pedal estava desligado simulando o pulso) para avaliar a efetividade no tratamento da IUE nessas mulheres de idade média de 53 anos (34 – 79).

Os grupos receberam 52 pacientes com laser e 49 com tratamento simulado. Ao final do estudo não conseguiram evidenciar diferença significativa entre o tratamento com laser do tratamento simulado.  

Conclusão

O trabalho apresenta alguns vieses nas comparações. O diagnóstico foi feito basicamente pela clínica da paciente, sem, no entanto, comprovação com estudo urodinâmico confirmatório para indicação do tratamento. Vários outros estudos contemporâneos com “n” maiores e diagnóstico mais elaborado com teste urodinâmico e seguimento mais prolongado tem demonstrado que o uso do laser de CO2 pode ser uma boa alternativa aos tratamentos cirúrgicos em quadros de incontinência leve a moderada.

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
# Alexander JW, Karjalainen P, Ow LL, Kulkarni M, Lee JK, Karjalainen T, Leitch A, Ryan G, Rosamilia A. CO2 Surgical Laser for Treatment of Stress Urinary Incontinence in Women: A Randomized Controlled Trial. Am J Obstet Gynecol. 2022 May 31:S0002-9378(22)00418-5. doi: 10.1016/j.ajog.2022.05.054. Epub ahead of print. PMID: 35662546. 
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.