Leia mais:
Leia mais:
Como identificar 16 doenças que se manifestam pela boca
Dia Mundial do Lúpus: diagnóstico e tratamento
Qual é a relação entre o lúpus e insuficiência cardíaca?
Paciente 38 anos, portadora de hepatite e LES: qual diagnóstico?
Rituximabe é eficaz no tratamento da paniculite lúpica refratária na infância?

LES: menor atividade da doença reduz em 50% os danos aos órgãos

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A limitação de danos aos órgãos é um dos principais objetivos do tratamento do lúpus eritematoso sistêmico (LES). Em novo artigo da Arthritis & Rheumatology, pesquisadores analisaram como diferentes níveis de atividade da doença podem reduzir ou aumentar as taxas de sequelas aos órgãos a longo prazo. Os resultados foram publicados no final de maio.

Para isso, os autores do estudo analisaram os dados de 1.356 pacientes com LES da Hopkins Lupus Cohort, seguidos trimestralmente de 1987 a 2016  (follow-up total de 77,105 meses). Três medidas de desfecho foram consideradas: remissão clínica sem tratamento, remissão clínica em tratamento e estado de baixa atividade lúpica da doença (LLDAS).

LEIA MAIS: Obesidade está associada a sintomas mais intensos no lúpus eritematoso sistêmico

diagnostico medicina

Atividade do lúpus

Os pacientes alcançaram o LLDAS em 50% dos meses. A remissão clínica sem tratamento e em tratamento foram atingidas em 13% e 27%, respectivamente. As taxas de dano / sequelas aos órgãos diminuíram com qualquer aumento no tempo de remissão ou LLDAS. Para pacientes que estiveram em remissão clínica em tratamento, mesmo por uma pequena porcentagem de tempo (< 25%), a taxa para novos danos foi de 0,54 (0,44 a 0,67; p < 0,0001). Os pacientes que atingiram o LLDAS por, pelo menos, 50% do tempo apresentaram taxas de dano relativamente baixas (0,39 a 0,47; p <0,0001).

Pelos achados, os pesquisadores concluíram que:

  • O estado de baixa atividade lúpica da doença (LLDAS) é um alvo mais fácil de atingir do que a remissão clínica em tratamento e resulta em redução do risco de danos a longo prazo.
  • Mesmo uma pequena porcentagem de tempo na remissão clínica em tratamento foi associada a danos reduzidos.

QUIZ: você está pronto para atender um paciente com lúpus eritematoso sistêmico?

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

  • Petri, M. and Magder, L. S. (2018), Comparison of Remission and Lupus Low Disease Activity State in Damage Prevention in a United States Systemic Lupus Erythematosus Cohort. Arthritis Rheumatol. Accepted Author Manuscript. . doi:10.1002/art.40571
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar