Leucemia linfoblástica aguda: blinatumomabe ou quimioterapia?

Ensaio clínico comparou o uso de blinatumomabe versus quimioterapia padrão no tratamento de pacientes adultos (idade ≥ 18 anos) com LLA de linhagem B cromossomo Ph(-) recidivada ou refratária.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

O prognóstico para pacientes adultos com leucemia linfoblástica aguda melhorou nas últimas décadas. Com o uso de regimes de quimioterapia intensiva, a taxa de remissão completa é de 85 a 90% e a taxa de sobrevida em longo prazo é de 30 a 50%.

Contudo, a maioria dos pacientes adultos com leucemia linfoblástica aguda de linhagem B apresenta recaída e evolui ao óbito devido a complicações de doença resistente ou tratamento associado. Entre os pacientes adultos com leucemia linfoblástica aguda recidivada ou refratária, a taxa de remissão é de 18 a 44% com o uso de quimioterapia de resgate padrão, mas a sua duração geralmente é curta.

Um ensaio clínico randomizado, multicêntrico, publicado no The New England Journal of Medicine, comparou o uso de blinatumomabe versus quimioterapia padrão no tratamento de pacientes adultos (idade ≥ 18 anos) com LLA de linhagem B cromossomo Ph(-) recidivada ou refratária.

Os pacientes foram incluídos no estudo entre janeiro de 2014 e setembro de 2015. Dos 405 pacientes que foram aleatoriamente designados para receber blinatumomabe (n=271) ou quimioterapia (n=134), 376 pacientes receberam pelo menos uma dose do medicamento em estudo.

A sobrevida global foi significativamente maior no grupo blinatumomabe do que no grupo quimioterapia. A mediana da sobrevida global foi de 7,7 meses (intervalo de confiança [IC] de 95%: 5,6-9,6) no grupo blinatumomabe versus 4,0 meses (IC 95%: 2,9-5,3) no grupo quimioterapia (hazard ratio [HR] para morte: 0,71; IC 95%: 0,55-0,93, p=0,01), com mediana de duração de seguimento de 11,7 e 11,8 meses, respectivamente.

Veja também: ‘L-asparaginase na leucemia: últimos acontecimentos’

As taxas de remissão dentro de 12 semanas após o tratamento foram significativamente maiores no grupo blinatumomabe do que no grupo quimioterapia, para remissão completa com recuperação hematológica completa (34% versus 16%; p<0,001) e para remissão completa com recuperação hematológica completa, parcial ou incompleta (44% versus 25%; p<0,001).

O tratamento com blinatumomabe resultou em maior taxa de sobrevida livre de eventos do que com quimioterapia (estimativa em 6 meses, 31% versus 12%, HR para um evento de recidiva após a remissão completa recuperação hematológica completa, parcial ou incompleta, ou morte: 0,55; IC 95%: 0,43 a 0,71; p<0,001), bem como uma mediana de duração mais longa da remissão (7,3 versus 4,6 meses).

Em relação ao perfil de segurança, eventos adversos de gravidade ≥ grau 3 foram reportados em 87% dos pacientes no grupo blinatumomabe e em 92% dos pacientes no grupo de quimioterapia.

Os resultados, portanto, indicam que blinatumomabe resultou em uma sobrevida global significativamente mais longa do que o tratamento quimioterápico padrão. O risco de morte foi 29% mais baixo e a mediana de duração de sobrevida foi 3,7 meses maior para os pacientes tratados com blinatumomabe do que aqueles que receberam tratamento quimioterápico.

Além disso, ressalta-se taxas significativamente maiores de remissão hematológica. Dessa forma, conclui-se que houve um benefício significativo na sobrevida ao tratar com blinatumomabe adultos com LLA de linhagem B cromossomo Ph(-).

*Esse artigo foi revisado pelo médico Eduardo Moura.

O Whitebook tem muito mais sobre o manejo da leucemia. Clique aqui para baixar grátis nosso app!

Referências:

  • Kantarjian H, Stein A, Gökbuget N, Fielding AK, Schuh AC, Ribera J-M, et al. Blinatumomab versus Chemotherapy for Advanced Acute Lymphoblastic Leukemia. N Engl J Med [Internet]. 2017;376(9):836–47. Available from: http://www.nejm.org/doi/10.1056/NEJMoa1609783

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades