Lote de amoxicilina é recolhido por conter partículas de vidro

A Anvisa determinou o recolhimento da amoxicilina (50 mg/mL), do lote 18J94P distribuído pela indústria farmacêutica Prati-Donaduzzi.

Depois da losartana e da ranitidina, chegou a vez da amoxicilina. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento da amoxicilina (50 mg/mL), do lote 18J94P distribuído pela indústria farmacêutica Prati-Donaduzzi.

Segundo resolução, publicada no Diário Oficial da União, o motivo do recolhimento foi a presença de partículas de vidro em unidades do produto. Além disso, a publicação explicita que a empresa confirmou a alteração nos medicamentos.

É importante ressaltar que o recolhimento foi de um lote específico da indústria citada e que a amoxicilina pode continuar a ser prescrita normalmente, considerando a existência de outras marcas no mercado.

medicamentos variados incluindo amoxicilina que foi recolhida

Outros recalls recentes no Brasil

No Brasil, a Anvisa recolheu lotes de valsartana, irbesartana e losartana em maio de 2019, além de suspender a fabricação desses medicamentos com uso de insumos suspeitos (N-nitrosodimetilamina). Ao todo, importação dos insumos de dez fabricantes foi interrompida.

Em dezembro de 2019, a farmacêutica Aché também anunciou a suspensão de fabricação e comercialização de seus medicamentos com a substância cloridrato de ranitidina: Label comprimidos (150 mg), Label xarope e seus genéricos (cloridrato de ranitidina 150 mg, 300 mg e xarope). O recolhimento dos produtos foi feito de forma voluntária pela empresa, que protocolou o pedido junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O motivo foi parecido com o do losartana, presença de N-nitrosodimetilamina (NDMA), componente que pode ser cancerígeno e apareceu em grandes quantidades em alguns medicamentos que usaram a ranitidina produzida pela empresa indiana Saraca Laboratories Limited em setembro de 2019.

Referências bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.