Maconha na adolescência aumenta risco de depressão na vida adulta?

Artigo do JAMA Psychiatry avaliou a associação entre usar maconha na adolescência e o risco de depressão, ansiedade e suicídio no jovem adulto.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A maconha é uma das drogas mais usadas no Brasil e no mundo, principalmente entre os jovens. Diversos estudos já analisaram os bons e maus efeitos do consumo da droga, mas o debate está longe do fim. Um recente artigo, publicado no JAMA Psychiatry, avaliou a associação entre usar maconha na adolescência e o risco de depressão, ansiedade e suicídio no jovem adulto.

Para o estudo, pesquisadores utilizaram as bases do Medline, Embase, CINAHL, PsycInfo e Proquest Dissertations and Theses, desde a origem até janeiro de 2017. Foram selecionados estudos longitudinais e prospectivos, avaliando o uso de cannabis em adolescentes (menores de 18 anos) e o desenvolvimento de depressão na idade adulta (18 a 32 anos).

Infarto: risco de morte é maior em adultos jovens que usam maconha ou cocaína

maconha

Maconha e depressão

No total, 11 estudos com 23.317 indivíduos foram incluídos na análise. Na comparação entre grupos (usuários x não usuários), o risco para os participantes que usaram maconha foi:

  • Depressão: 1,37 (IC de 95%: 1,16 a 1,62; I² = 0%)
  • Ansiedade: 1,18 (IC de 95%: 0,84 a 1,67; I² = 42%) – não significativo
  • Ideação suicida: 1,50 (IC de 95%: 1,11 a 2,03; I² = 0%)
  • Tentativa de suicídio: 3,46 (IC de 95%: 1,53 a 7,84; I² = 61,3%)

Conclusões

Para os autores, o alto número de adolescentes que usam maconha representa um grande número de jovens adultos que poderão eventualmente desenvolver depressão e tendências suicidas: “Este é um importante problema de saúde pública, que deve ser devidamente abordado pela política de saúde”, concluem os pesquisadores.

Leite de mães usuárias de maconha pode conter componentes da droga

Maconha e síndrome de Takotsubo

Em outro estudo (observacional) americano, pesquisadores encontraram evidências de que o uso ativo da maconha dobra o risco de ocorrência de cardiomiopatia de Takotsubo, também conhecida como síndrome do coração partido. Adicionalmente, os usuários de maconha apresentaram maior propensão a ter doenças psiquiátricas ou vício em outras substâncias. Veja o estudo aqui.

Referências:

  • Gobbi G, Atkin T, Zytynski T, et al. Association of Cannabis Use in Adolescence and Risk of Depression, Anxiety, and Suicidality in Young Adulthood: A Systematic Review and Meta-analysis. JAMA Psychiatry. Published online February 13, 2019. doi:10.1001/jamapsychiatry.2018.4500

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades