Leia mais:
Leia mais:
Uso de amoxicilina para o tratamento de infecções torácicas em crianças apresenta poucos efeitos
Ceratite infecciosa e lentes de contato: O que precisamos saber?
A complicada relação entre obesidade, doença grave e infecção

Mais evidências sobre efeito do cranberry na prevenção da infecção urinária

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

A infecção do trato urinário (ITU) é uma patologia muito frequente, principalmente entre o sexo feminino, que ocorre em todas as faixas etárias. Em virtude do aumento da resistência bacteriana aos antibióticos, algumas terapias profiláticas alternativas têm sido utilizadas para o tratamento, entre elas o cranberry. No entanto, pesquisadores ainda não encontraram evidências conclusivas sobre seu benefício.

ban

No mais recente estudo, cerca de 185 mulheres com 65 anos ou mais, vivendo em asilos, foram randomizadas para receber duas cápsulas de cranberry ou de placebo diariamente. Cada cápsula de cranberry continha 36 mg de proantocianidina, aproximadamente a quantidade encontrada em 300ml de suco da fruta.

Durante um ano de acompanhamento, a incidência de bacteriúria e piúria não diferiu entre os grupos (cerca de 29%). Além disso, os resultados secundários – incluindo morte, hospitalização, infecção por bactérias gram negativas multirresistentes, antibióticos administrados por suspeita de infecção urinária e uso antimicrobiano em geral – não diferiram significativamente entre os grupos.

Veja também: ‘Infecção Urinária: 10 mitos do diagnóstico e tratamento’

Os resultados reforçam estudos anteriores de que produtos com cranberry não ajudam a prevenir infecções do trato urinário. Médicos devem continuar atentos à novas evidências antes de recomendar essa terapia. Lembrando que, de acordo com as diretrizes da Sociedade Brasileira de Urologia, “não há evidências suficientes para recomendar o emprego rotineiro de produtos à base de cranberry”.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

250-BANNER3

Referências:

  • Effect of Cranberry Capsules on Bacteriuria Plus Pyuria Among Older Women in Nursing Homes. JAMA. Published online October 27, 2016. doi:10.1001/jama.2016.16141
  • https://www.jwatch.org/fw112198/2016/10/28/more-evidence-cranberry-products-dont-prevent-urinary?query=pfw&jwd=000020039906&jspc=IM
  • https://www.sabinonline.com.br/GERENCIADOR/ba/arquivos/diretriz_brasileira_de_infeccao_urinaria_de_repeticao_(soc_bras_de_urologia).pdf
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar