Leia mais:
Leia mais:
AAP 2021: terapia com plasma convalescente em adolescente com Covid-19 – relato de caso
AAP 2021: estratégias não farmacológicas para ansiedade em adolescentes durante a pandemia
AAP 2021: IMC e tempo de tela em adolescentes antes e depois da pandemia da Covid-19
AAP 2021: impacto da etnia e dos determinantes sociais durante a pandemia na atenção primária pediátrica
Pacientes com fibromialgia sentem mais os efeitos da covid-19?

Mais seis exames para diagnóstico da Covid-19 são incluídos pela ANS

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Mais seis exames que ajudam no diagnóstico da Covid-19 foram incluídos na lista de coberturas obrigatórias dos planos de saúde pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), conforme informa a Resolução Normativa nº 457, publicada no dia 29 de maio no Diário Oficial da União (D.O.U).

O objetivo da agência é ampliar as possibilidades de diagnóstico da enfermidade, especialmente em casos de pacientes graves com quadro suspeito ou confirmado de Covid-19. As recentes inclusões estão alinhadas às diretrizes e protocolos do Ministério da Saúde (MS) para o manejo da doença.

médico laboratorista realizando exame PCR para covid-19

Novos exames para Covid-19 disponíveis

Confira a listagem dos testes incluídos na cobertura obrigatória para os beneficiários de planos de saúde nas segmentações ambulatorial, hospitalar e referência:

  • Dímero D (dosagem): Este teste não é novidade no Rol da ANS, mas ainda não era utilizado para casos relacionados ao novo coronavírus. É um exame fundamental para o diagnóstico e o acompanhamento do quadro trombótico dos pacientes. Além disso, possui papel importante na avaliação prognóstica na evolução dos pacientes;
  • Procalcitonina (dosagem): O teste é recomendado para a investigação clínico-laboratorial em pacientes graves de Covid-19, ajudando na distinção entre quadros mais graves e brandos da doença;
  • Pesquisa rápida para influenza A e B e PCR em tempo real para os vírus influenza A e B: Indicados para o diagnóstico da influenza, a inclusão desses procedimentos visa minimizar questões de disponibilidade e ampliar a oferta de testes para o diagnóstico dos pacientes. A pesquisa rápida é recomendada para investigações clínico-laboratoriais em pacientes graves;
  • Pesquisa rápida para Vírus Sincicial Respiratório e PCR em tempo real para Vírus Sincicial Respiratório: Testes indicados para o diagnóstico da infecção pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR), principalmente em crianças com infecção viral grave respiratória.

“A ANS continua atenta às mudanças no cenário do enfrentamento da Covid-19 e alinhada aos protocolos do Ministério da Saúde. Dessa forma, incluímos esses exames para ampliar as possibilidades de diagnóstico e buscar uma resposta mais rápida e efetiva para salvar vidas”, explica o diretor-presidente substituto da ANS, Rogério Scarabel.

Leia também: Restabelecidos prazos máximos para a marcação de consultas e exames pela ANS

Esta é a segunda inclusão extraordinária de procedimentos relacionados ao novo coronavírus lista de coberturas obrigatórias dos planos de saúde pela ANS. Desde o dia 13 de março, a pesquisa por RT-PCR, teste laboratorial considerado padrão-ouro para o diagnóstico da infecção pela Covid-19, foi incluído no Rol da agência.

Os testes serão realizados somente com indicação médica pelos planos. O médico responsável deverá avaliar o paciente de acordo com o protocolo e as diretrizes definidas pelo Ministério da Saúde.

Nas situações em que o médico verificar que o exame é indicado, deverá orientar o paciente a procurar a sua operadora para solicitar indicação de um estabelecimento de saúde da rede da operadora apto à realização do teste.

Os profissionais de saúde precisam ter atenção, pois os conhecimentos sobre a infecção pela Covid-19 ainda estão em construção e os protocolos e diretrizes podem ser revistos a qualquer momento.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Autora:

Referências bibliográficas:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar