Coronavírus

Mais seis exames para diagnóstico da Covid-19 são incluídos pela ANS

Tempo de leitura: 2 min.

Mais seis exames que ajudam no diagnóstico da Covid-19 foram incluídos na lista de coberturas obrigatórias dos planos de saúde pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), conforme informa a Resolução Normativa nº 457, publicada no dia 29 de maio no Diário Oficial da União (D.O.U).

O objetivo da agência é ampliar as possibilidades de diagnóstico da enfermidade, especialmente em casos de pacientes graves com quadro suspeito ou confirmado de Covid-19. As recentes inclusões estão alinhadas às diretrizes e protocolos do Ministério da Saúde (MS) para o manejo da doença.

Tome as melhores decisões clinicas, atualize-se. Cadastre-se e acesse gratuitamente conteúdo de medicina escrito e revisado por especialistas
Cadastrar Login

Novos exames para Covid-19 disponíveis

Confira a listagem dos testes incluídos na cobertura obrigatória para os beneficiários de planos de saúde nas segmentações ambulatorial, hospitalar e referência:

  • Dímero D (dosagem): Este teste não é novidade no Rol da ANS, mas ainda não era utilizado para casos relacionados ao novo coronavírus. É um exame fundamental para o diagnóstico e o acompanhamento do quadro trombótico dos pacientes. Além disso, possui papel importante na avaliação prognóstica na evolução dos pacientes;
  • Procalcitonina (dosagem): O teste é recomendado para a investigação clínico-laboratorial em pacientes graves de Covid-19, ajudando na distinção entre quadros mais graves e brandos da doença;
  • Pesquisa rápida para influenza A e B e PCR em tempo real para os vírus influenza A e B: Indicados para o diagnóstico da influenza, a inclusão desses procedimentos visa minimizar questões de disponibilidade e ampliar a oferta de testes para o diagnóstico dos pacientes. A pesquisa rápida é recomendada para investigações clínico-laboratoriais em pacientes graves;
  • Pesquisa rápida para Vírus Sincicial Respiratório e PCR em tempo real para Vírus Sincicial Respiratório: Testes indicados para o diagnóstico da infecção pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR), principalmente em crianças com infecção viral grave respiratória.

“A ANS continua atenta às mudanças no cenário do enfrentamento da Covid-19 e alinhada aos protocolos do Ministério da Saúde. Dessa forma, incluímos esses exames para ampliar as possibilidades de diagnóstico e buscar uma resposta mais rápida e efetiva para salvar vidas”, explica o diretor-presidente substituto da ANS, Rogério Scarabel.

Leia também: Restabelecidos prazos máximos para a marcação de consultas e exames pela ANS

Esta é a segunda inclusão extraordinária de procedimentos relacionados ao novo coronavírus lista de coberturas obrigatórias dos planos de saúde pela ANS. Desde o dia 13 de março, a pesquisa por RT-PCR, teste laboratorial considerado padrão-ouro para o diagnóstico da infecção pela Covid-19, foi incluído no Rol da agência.

Os testes serão realizados somente com indicação médica pelos planos. O médico responsável deverá avaliar o paciente de acordo com o protocolo e as diretrizes definidas pelo Ministério da Saúde.

Nas situações em que o médico verificar que o exame é indicado, deverá orientar o paciente a procurar a sua operadora para solicitar indicação de um estabelecimento de saúde da rede da operadora apto à realização do teste.

Os profissionais de saúde precisam ter atenção, pois os conhecimentos sobre a infecção pela Covid-19 ainda estão em construção e os protocolos e diretrizes podem ser revistos a qualquer momento.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Autora:

Referências bibliográficas:

Compartilhar
Publicado por
Úrsula Neves

Posts recentes

A felicidade nas empresas: Chief Happiness Officer (CHO), uma nova possibilidade profissional

Felicidade não é só uma questão pessoal. Pessoas felizes adoecem menos e desenvolvem maior resiliência…

51 minutos atrás

Manejo das infecções virais durante a gestação

Infecções virais durante a gestação são muito comuns e podem levar a aumento da morbimortalidade…

17 horas atrás

Anestesia no Paciente Chocado: confira os conteúdos atualizados em Anestesiologia

O app nº 1 do Brasil conta mais de 100 conteúdos publicados esta semana. Atenção…

17 horas atrás

Diagnóstico e manejo da encefalopatia de Hashimoto

A encefalopatia de Hashimoto é caracterizada por início subagudo de confusão com alteração do nível…

18 horas atrás

Varíola dos macacos: Estados Unidos tem primeiro caso identificado em quase duas décadas

Especialistas alertam que a varíola dos macacos trata-se de uma doença tropical rara e grave,…

19 horas atrás

Obesidade: é necessário realizar anticoagulação profilática?

Obesidade representa um problema de saúde em todo o mundo e sua prevalência vem aumentando…

20 horas atrás