Menopausa: como fornecer suporte nessa fase da vida

Muitas mulheres visualizam a menopausa como um período com menos intercorrências ginecológicas: a não necessidade de anticoncepção, a melhora da tensão pré-menstrual e o alívio de cólicas.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Durante o menacme, muitas mulheres visualizam a menopausa como um período com menos intercorrências ginecológicas: a não necessidade de anticoncepção, a melhora da tensão pré-menstrual e o alívio de cólicas.

Entretanto, percebemos que durante o climatério essas pacientes se surpreendem no quanto o climatério pode ser desgastante. Redução da libido, ressecamento vaginal e fogachos geralmente são relatados nas consultas e o médico assistente pode ficar confuso sobre a melhor maneira de ajudar.

O climatério não é uma doença, e sim uma fase da vida, como a puberdade ou a gravidez. Para algumas mulheres, essa transição pode ser mais fácil, mas para outras não. É papel do profissional assistente orientá-la sobre a benignidade dos sintomas e seu padrão autolimitado.

Mulheres no fim da quinta década de vida podem ser questionadas sobre como tem se sentido diante dos sintomas do climatério e como isso se reflete na sua imagem, no seu relacionamento amoroso, na sua relação consigo mesma. Algumas sentem que a fertilidade está ligada a seu papel na sociedade e perdê-la pode levar a um quadro depressivo.

Mais da autora: ‘Qual o rastreio ideal para o câncer de mama?’

A paciente deve ser informada sobre quais sintomas pode vir a sentir, que a fertilidade é possível até que se complete 12 meses da última menstruação e que existem meios de ajudá-la a passar por dificuldades que apareçam.

Antes de cogitar a reposição hormonal, pode ser orientada maior ingesta de isoflavonas, como a soja, uso de lubrificantes vaginais e exercício físico. Em mulheres cujo ressecamento vaginal é a principal queixa, estrogênio tópico vaginal pode ser uma boa solução sem efeitos colaterais.

Para essa população também é indicada medidas de pressão arterial a cada dois anos, e medidas de glicemia e colesterol a cada 5 anos, enquanto a expectativa de vida for maior que 10 anos. A densitometria óssea está indicada apenas para pacientes com mais de 65 anos, caso não haja outros fatores de risco para osteoporose.

É médico e também quer ser colunista da PEBMED? Clique aqui e inscreva-se!

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão

Tags