Menopausa: qual tratamento é mais eficaz para alívio dos sintomas vasomotores?

Uma revisão publicada no Journal of Obstetrics and Gynaecology investigou qual o tratamento é mais eficaz para alívio dos sintomas vasomotores.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

Queremos saber a sua opinião! Gostou de ouvir essa notícia em áudio? Clique aqui e responda nossa pesquisa.

Os sintomas vasomotores, que incluem ondas de calor (fogachos) e suores noturnos, são os mais comuns da menopausa, ocorrendo em aproximadamente 75% das mulheres na pós-menopausa. Uma revisão publicada no Journal of Obstetrics and Gynaecology investigou qual o tratamento é mais eficaz para alívio desses sintomas.

Para o artigo, pesquisadores utilizaram ensaios controlados randomizados do MEDLINE, Embase e The Cochrane Library disponíveis até 13 de Janeiro 2015.

No total, foram incluídos 47 ensaios com 8.326 mulheres. Quando comparado ao placebo, o estradiol transdérmico e o progestagênio (O+P) apresentaram a maior probabilidade de ser o tratamento mais eficaz para o alívio dos sintomas vasomotores (69,8%; índice médio: 0,23; intervalo de confiança [IC] 95%, CrI 0,09 – 0,57). O + P oral foi classificado como inferior ao O + P transdérmico, embora ambos não tenham diferido para este desfecho (índice médio: 2,23; IC de 95%, CrI 0,7 – 7,1).

As melhoras condutas no tratamento da Menopausa estão no Whitebook! Clique aqui e baixe grátis o aplicativo #1 do médico brasileiro.

Isoflavonas e black cohosh foram mais eficazes do que o placebo, embora não significativamente melhor do que o O + P. Os inibidores seletivos da recaptação da serotonina ou os inibidores seletivos da recaptação da serotonina e da noradrenalina foram ineficazes no alívio dos sintomas vasomotores, e também apresentaram probabilidades significativamente maiores de descontinuação.

Pelos resultados, os autores concluíram que para as mulheres que não sofreram histerectomia hormônio transdérmico foi o tratamento mais eficaz para o alívio dos sintomas vasomotores.

Veja mais: ‘Terapia hormonal da menopausa: riscos e benefícios’

Referências:

  • Vasomotor symptoms due to natural menopause; systematic review and network metaanalysis (NMA) of treatment effects from the NICE Menopause Guideline. BJOG. 2017 Mar 9. doi: 10.1111/1471-0528.14619
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão

Tags