Leia mais:
Leia mais:
Perfis cognitivos na perimenopausa
Osteoporose: os guidelines para tratamento
Menopausa associada a alto risco de doença cardiovascular calculado através do escore de Framingham
Benefícios da dança no climatério: novo trabalho publicado pela Menopause
Ingestão de laticínios e risco de fraturas em mulheres na transição da menopausa

Menopausa: terapia cognitivo-comportamental reduz sensação de calor

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A menopausa é um evento que traz diversas repercussões na vida da mulher. Cerca de 85% delas que estão no climatério apresentam sintomas vasomotores (fogachos, sudorese noturna); 60% reportam alguma queixa genito-urinária (ressecamento vaginal, dispareunia) e ocorre disfunção sexual em até 87% dos casos, com diminuição da libido e dificuldade em atingir o orgasmo. Nos casos de menopausa induzida por tratamento (ooforectomia, quimioterapia, radioterapia), os sintomas são ainda mais intensos do que nas mulheres que menopausaram naturalmente.

A terapia de reposição hormonal (TRH) é considerada o tratamento mais efetivo e é geralmente prescrita para alívio dos sintomas climatéricos. No entanto, a busca por opções não hormonais para manejo do climatério tem ganhado espaço, seja por demanda da paciente ou por contraindicação ao tratamento hormonal, como nas mulheres com história de câncer de mama, por exemplo.

Nesse contexto, a terapia cognitivo-comportamental e a técnica de mindfullness vem ganhando espaço, na tentativa de redução do estresse, que pode ser um gatilho para esses sintomas. Uma metanálise de 10 ensaios clínicos randomizados controlados publicada no Brittish Journal of Obstetrics and Gynaecology avaliou o efeito dessas técnicas na frequência dos fogachos, incômodo referido pelos fogachos e outros sintomas climatéricos.

Foi encontrada uma redução, de pequena a moderada, em relação ao desconforto dos fogachos, a curto e médio prazo, com o uso das intervenções descritas, tanto para as pacientes com menopausa natural quanto iatrogênica. A redução da frequência dos fogachos, no entanto, não foi estatisticamente significativa. Não foram reportados efeitos adversos.

Houve algumas limitações, como por exemplo a falta de estudos sobre desfechos a longo prazo e, contraditoriamente, falta de dados sobre os efeitos na função sexual, que é extremamente importante e prevalente nessa população. Além disso, o câncer de mama foi a única causa de menopausa induzida investigada nos estudos incluídos na metanálise. Ainda não há ensaios clínicos comparando a eficácia entre as técnicas.

A metanálise conclui que a meditação e psicoterapia parecem ser opções seguras e eficazes na redução do desconforto dos fogachos, mas que são necessários mais estudos, focando principalmente nos desfechos sexuais.

É médico e também quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Autor:

Referências:

  • Van Driel CM, Stuursma A, Schroevers MJ, Mourits MJ, de Bock GH. Mindfulness, cognitive behavioural and behaviour-based therapy for natural and treatment-induced menopausal symptoms: a systematic review and meta-analysis. BJOG 2019;126:330–339.
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar