Leia mais:
Leia mais:
Atividade física e Covid-19: a importância da reavaliação médica no retorno aos treinos
Infográfico de vacinação contra Covid-19 no Brasil
Covid-19: Entidades médicas recomendam o uso do teste rápido de antígeno
OMS desenvolveu uma definição de caso clínico para a condição clínica pós-Covid-19
Complicações neurológicas da Covid-19

Ministério da Saúde anuncia dose de reforço para idosos acima de 60 anos

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Nesta terça-feira, 28, o Ministério da Saúde anunciou que a vacinação com as doses de reforço contra a Covid-19 irá contemplar as pessoas acima de 60 anos no Brasil. Desde o dia 15 de setembro, a dose de reforço estava sendo aplicada apenas em pessoas com 70 anos ou mais e imunossuprimidos.

Segundo o Ministério da Saúde, são cerca de 7 milhões de brasileiros com idade acima de 60 anos no país.

Na última sexta-feira, 24, o Ministério já havia anunciado a terceira dose para os profissionais de saúde.

dose de reforço

Aplicação da dose de reforço

A dose adicional deve ser aplicada, pelo menos, seis meses após o idoso ter o ciclo de imunização completo com a segunda dose, independentemente do imunizante utilizado.

A nova etapa da vacinação está sendo realizada com a vacina da Pfizer. Porém, na falta desse imunizante, a alternativa pode ser usar as vacinas de vetor viral, como a Janssen ou AstraZeneca.

Saiba mais: Afinal, quantas doses da vacina anti-Covid-19 serão necessárias?

Estudo sobre a terceira dose em Israel

Um dos países pioneiros em conseguir ampla cobertura vacinal de sua população, Israel teve o seu programa de vacinação e o impacto da dose adicional nos casos de Covid-19 no país avaliados por um estudo. Os dados foram publicados no The New England Journal of Medicine.

Os dados foram extraídos do sistema do Ministério da Saúde de Israel e incluíram datas de vacinação, informações em relação a resultados de PCR, datas de hospitalização por Covid-19, variáveis demográficas e status clínico (doença leve ou grave).

Para estimar a redução nas taxas de infecção confirmada e de doença grave, foram analisados os dados dessas duas taxas entre pacientes com dose booster e entre pacientes com duas doses. As taxas foram calculadas na forma de casos confirmados e de doença grave por pessoas-dias sob risco. A vacinação foi feita com a vacina da Pfizer. As análises foram ajustadas por idade, sexo, grupo demográfico e data da segunda dose. Confira os resultados do estudo.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências bibliográficas:

 

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar