Ministério da Saúde declara transmissão comunitária em todo o país

Todo o território nacional está sob o status de transmissão comunitária do novo coronavírus, que é aquela em que não é mais possível localizar a origem.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

Todo o território nacional está sob o status de transmissão comunitária do novo coronavírus, que é aquela em que não é mais possível localizar a origem da infecção, indicando que o vírus está circulando entre os indivíduos que não viajaram ou tiveram contato com quem esteve no exterior.

A declaração do Ministério da Saúde foi realizada na noite da última sexta-feira (20). A previsão do ministro Henrique Mandetta é que os casos da Covid-19 disparem em abril.

Até o balanço de quinta-feira (19), a transmissão comunitária estava estabelecida nos estados de São Paulo e de Pernambuco. Além disso, ocorre isoladamente em três capitais: Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre (além das capitais de SP e PE, já incluídas acima).

A declaração de estado de transmissão comunitária não significa que todos os estados e cidades tenham essa modalidade de transmissão. A região Norte, por exemplo, tem 3,1% do total de casos do Brasil. Na outra ponta, a região Sudeste representa o maior percentual, na ordem de 60%.

Atestado e isolamento

A portaria também oficializa recomendações como isolamento domiciliar para quem tiver sintomas respiratórios, e de 14 dias para aqueles que moram com essa pessoa.

O documento ainda estabelece que o atestado emitido pelo profissional médico que determina a medida de isolamento será estendido às pessoas que residam no mesmo endereço.

A portaria também traz a recomendação para que os idosos, a partir de 60 anos, sigam o distanciamento social, restringindo os seus deslocamentos para a realização de atividades estritamente necessárias.

Para a emissão dos atestados médicos, os indivíduos sintomáticos têm o dever de informar ao profissional médico o nome completo das demais pessoas que residam no mesmo endereço, sujeitando-se à responsabilização civil e criminal pela omissão de fato ou prestação de informações falsas.

Para as pessoas assintomáticas que residem com a pessoa sintomática será possível a emissão de novo atestado médico de isolamento caso venham a manifestar os sintomas respiratórios ou que tenham resultado laboratorial positivo para o SARS COV-2.

A prescrição médica de isolamento deverá ser acompanhada dos seguintes documentos assinados pela pessoa sintomática:

  • Termo de consentimento livre e esclarecido de que trata o § 4º do art. 3º da Portaria nº 356/GM/MS, de 11 de março de 2020;
  • Termo de declaração, contendo a relação das pessoas que residam ou trabalhem no mesmo endereço, nos termos do anexo.

Leia mais:

Disparada dos casos em abril

Durante a coletiva de imprensa, Luiz Henrique Mandetta afirmou que as infecções por coronavírus deverão disparar no Brasil entre os meses de abril e junho.

Os casos de transmissão deverão perder velocidade a partir de julho e, em agosto, é esperado que as ocorrências comecem a cair.

“Em setembro deverá acontecer uma queda profunda, tal qual foi uma queda de março na China. Esse é o cenário que o mundo ocidental está trabalhando”, diz o ministro da saúde.

Em São Paulo, estado mais afetado, o surto começará mais cedo. “A gente imagina que a infecção por coronavírus vai pegar velocidade em São Paulo e subir na próxima semana, daqui a dez dias”, afirmou Mandetta.

Números atuais

O total de casos confirmados de novo coronavírus subiu para 1.891 nesta segunda-feira (23), segundo o último balanço do Ministério da Saúde. O número de mortes também aumentou para 34 mortes, sendo 30 em São Paulo e quatro no Rio de Janeiro.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências bibliográficas:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão