Ministério da Saúde e Unifesp iniciam estudo de 3ª dose de vacina contra a Covid-19

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

O Ministério da Saúde e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) iniciam, a partir de amanhã, 17, um estudo para avaliar a eficácia de uma terceira dose em pacientes já imunizados com a Coronavac. Parte dos participantes receberá o mesmo imunizante e outra parte será testado com vacinas diferentes, podendo ser uma das outras três autorizadas em território nacional: AstraZeneca, Pfizer ou Janssen.

Ao todo, 1.200 voluntários estarão no estudo, sendo 600 em São Paulo e 600 em Salvador. Todos eles já devem ter completado a imunização há, pelo menos, seis meses.

Leia também: Estudo avalia eficácia de vacinas da Pfizer e AstraZeneca contra variante delta

Por ser coordenador do estudo, o Ministério da Saúde ficará encarregado de divulgar os resultados. Este é o quarto ensaio clínico anunciado para análise de uma dose extra de vacinas contra a Covid-19. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já havia autorizado dois estudos da AstraZeneca e um da Pfizer que possuem o mesmo objetivo.

participante recebendo terceira dose de vacina contra a covid-19

Tome as melhores decisões clinicas, atualize-se. Cadastre-se e acesse gratuitamente conteúdo de medicina escrito e revisado por especialistas

3ª dose de vacina contra a Covid-19

Ainda não há estudos robustos apresentando os resultados de uma nova dose contra a Covid-19. Porém, o avanço da variante delta, mais transmissível que outras mutações do novo coronavírus, trouxe o reforço da imunização como uma discussão importante.

Além do Brasil, alguns países também avaliam a possibilidade. Na última semana, a Food and Drug Administration (FDA), agência regulatória dos Estados Unidos, aprovou a aplicação de uma terceira dose das vacinas de mRNA, Pfizer e Moderna, em pacientes transplantados e imunossuprimidos.

Após a aprovação, a Anvisa solicitou à Pfizer a apresentação dos dados que possam ter embasado decisão da agência estadunidense, com o objetivo de analisá-los internamente também.

Estudos aprovados

Os estudos aprovados pela Anvisa no país avaliam os efeitos, a segurança e o benefício de uma dose adicional. A Pfizer vai aplicar a mesma vacina após, pelo menos, seis meses da segunda dose. Já a AstraZeneca está testando uma nova versão de sua vacina em pessoas que já foram imunizadas com duas doses da mesma ou da vacina da Pfizer.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências bibliográficas:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar