Leia mais:
Leia mais:
Ministério da Saúde lança as diretrizes para a distribuição de autotestes de HIV no país
Rastreio de TB em pacientes HIV internados: deve-se realizar teste molecular universal?
Quatro décadas enfrentando o HIV: em que pé estamos?
Vacina contra o HIV: avanço nos testes em humanos
CROI 2022: dolutegravir é uma alternativa a inibidores de protease em pacientes experimentados?

Ministério da Saúde lança as diretrizes para a distribuição de autotestes de HIV no país

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

O Ministério da Saúde lançou as “Diretrizes para a distribuição do autoteste de HIV no Brasil – 2022”, que visam orientar profissionais e gestores de saúde em relação à distribuição e às estratégias para o alcance desse público-alvo.

A publicação traz informações a respeito do suporte oferecido ao usuário, monitoramento da estratégia e logística dos testes no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

autoteste para hiv

Autotestes de HIV

A estratégia central é a distribuição dos autotestes especificamente para esse público que não é alcançado pelos serviços de saúde ou que precisa ser testado com maior frequência, devido à contínua exposição ao risco.

Diversos fatores podem afastar as pessoas pela busca do diagnóstico em um serviço de saúde, como explicou o diretor do Departamento das Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DCCI), Gerson Pereira. “O diagnóstico tardio ainda é um dos principais problemas no combate à epidemia de HIV/aids, uma vez que permite a continuidade da cadeia de transmissão do vírus e dificulta a recuperação imunológica do indivíduo. Por isso, estratégias inovadoras são fundamentais”.

É muito importante que os médicos esclareçam aos seus pacientes que o autoteste de HIV é utilizado como uma medida adicional e não deve substituir a testagem rápida realizada nos serviços de saúde. O acolhimento integral do paciente é fundamental, incluindo o oferecimento de outras estratégias preventivas que compõem a prevenção combinada e a abordagem para outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

Distribuição nacional

Inicialmente, para o projeto-piloto, foram adquiridos e distribuídos 400 mil autotestes no âmbito nacional. Com o resultado positivo, em 2020, a estratégia foi implementada como política pública, viabilizando a aquisição de mais de 600 mil autotestes entre os anos de 2021 e 2022.

Desses, cerca de 400 mil já foram distribuídos. Ainda como parte das estratégias de diagnóstico, o Ministério da Saúde distribuiu somente no ano passado 12,5 milhões de testes rápidos de HIV.

Leia também: CROI 2022: HIV e TARV de longa duração – lenacapavir e outras drogas novas

Dados de HIV/aids no Brasil

Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) apontam para a existência de 38 milhões de indivíduos vivendo com HIV/AIDS pelo mundo.

A epidemia de AIDS existe há 40 anos e, segundo o Boletim Epidemiológico HIV/Aids 2021, o Brasil tem registrado uma média anual de 36,8 mil novos casos nos últimos cinco anos. Estima-se que existam 920 mil indivíduos vivendo com HIV, destes 101 mil não têm conhecimento da sua infecção no país.

Desse total, 89% já foram diagnosticados e 77% estão sob tratamento com medicamentos antivirais. Desses, 94% não transmitem mais a doença por estarem com a carga viral baixa.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
#Publicação apresenta diretrizes para a distribuição de autotestes de HIV. Ministério da Saúde. Vigilância em Saúde. https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2022/marco/publicacao-apresenta-diretrizes-para-a-distribuicao-de-autotestes-de-hiv #Diretrizes para a distribuição do autoteste de HIV no Brasil. Brasília – DF, 2022. https://www.gov.br/saude/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/publicacoes-svs/aids/diretrizes-para-a-distribuicao-do-autoteste-de-hiv-no-brasil_compressed-1.pdf #Após 40 anos do primeiro caso, epidemia de HIV/aids ainda mata brasileiros. Agência Câmara de Notícias. 03/12/2021. https://www.camara.leg.br/noticias/835074-apos-40-anos-do-primeiro-caso-epidemia-de-hiv-aids-ainda-mata-brasileiros/ #Estatísticas HIV. UNAIDS. https://unaids.org.br/estatisticas/
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.