Ministério da Saúde lança diretrizes de assistência ao parto normal

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

No Dia Internacional da Mulher deste ano, o Governo Federal lançou a publicação inédita das diretrizes nacionais de assistência ao parto normal. Veja as principais novidades do documento.

mulher grávida no consultório médico

Tome as melhores decisões clinicas, atualize-se. Cadastre-se e acesse gratuitamente conteúdo de medicina escrito e revisado por especialistas

Local de assistência ao parto

Entre as principais recomendações em relação ao local de assistência ao parto, destacamos:

– Mulheres nulíparas ou multíparas que optarem pelo planejamento do parto em Centro de Parto Normal (extra, peri ou intra-hospitalar), se disponível na sua área de abrangência ou próximo, e cientes dos riscos e benefícios desses locais, devem ser apoiadas em sua decisão.

– Informar a todas as gestantes que a assistência ao parto no domicílio não faz parte das políticas atuais de saúde no país.

Durante o pré-natal

Entre as principais recomendações em relação ao pré-natal, destacamos:

– informar os riscos e benefícios das diversas práticas e intervenções durante o trabalho de parto (uso de ocitocina, jejum, episiotomia, analgesia farmacológica, etc).

– falar sobre a necessidade de escolha de um acompanhante pela mulher para o apoio durante o parto. Este acompanhante deve receber as informações importantes no mesmo momento que a mulher.

– abordar as estratégias de controle da dor e os métodos disponíveis na unidade, descrevendo os riscos e benefícios (farmacológicos e não farmacológicos).

As melhores condutas médica você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Cuidados gerais durante o trabalho de parto

Entre as principais recomendações para o trabalho de parto, destacamos:

– Mulheres em trabalho de parto devem ser tratadas com respeito, ter acesso às informações baseadas em evidências e serem incluídas na tomada de decisões. Para isso, os profissionais de saúde devem estabelecer uma relação
de confiança, perguntando-lhes sobre seus desejos e expectativas.

– Mulheres em trabalho de parto podem ingerir líquidos, de preferência soluções isotônicas ao invés de somente água.

– Se não estiverem sob efeito de opioides ou não apresentarem fatores de risco iminente para anestesia geral podem ingerir uma dieta leve.

– Os antagonistas H2 e antiácidos não devem ser utilizados de rotina para mulheres de baixo risco para anestesia geral.

– Mulheres que receberem opioides ou apresentarem fatores de risco que aumentem a chance de uma anestesia geral devem receber antagonistas H2 ou antiácidos.

E mais: ‘Indução do trabalho de parto em mulheres com 35 anos ou mais, o risco vale a pena?’

Alívio da dor no trabalho de parto

Entre as principais recomendações para o alívio da dor, destacamos:

–  Métodos não farmacológicos devem ser oferecidos à mulher antes da utilização de métodos farmacológicos.

–  Injeção de água estéril não deve ser usada para alívio da dor no parto.

– Estimulação elétrica transcutânea não deve ser utilizada em mulheres em trabalho de parto estabelecido.

–  O óxido nitroso a 50% em veículo específico pode ser oferecido para alívio da dor no trabalho de parto, quando possível e disponível, mas informar às mulheres sobre os efeitos colaterais, que incluem náusea, tonteiras, vômitos e alteração da memória.

–  Os opioides não devem ser utilizados de rotina, pois estes oferecem alívio limitado da dor e apresentam efeitos colaterais significativos para a mulher (náusea, sonolência e tonteira) e para a criança (depressão respiratória ao nascer e sonolência que pode durar vários dias), assim como interferência negativa no aleitamento materno.

– A solicitação materna por analgesia de parto compreende indicação suficiente para sua realização, independente da fase do parto e do grau de dilatação. Isto inclui parturientes em fase latente com dor intensa, após esgotados os métodos não farmacológicos.

A publicação ainda aborda a assistência em todos os períodos do parto, os cuidados maternos imediatamente após o parto e a assistência ao recém-nascido.

Referências:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar