Leia mais:
Leia mais:
Infográfico de vacinação contra Covid-19 no Brasil
Covid-19: Entidades médicas recomendam o uso do teste rápido de antígeno
OMS desenvolveu uma definição de caso clínico para a condição clínica pós-Covid-19
Complicações neurológicas da Covid-19
Anvisa aprova estudo com células-tronco para tratamento da Covid-19

Ministério da Saúde recomenda suspensão da vacinação de adolescentes sem comorbidades

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Nesta quarta-feira, 15, o Ministério da Saúde emitiu uma nota técnica recomendando a suspensão da vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades. A orientação da pasta vem após o episódio de uma morte de uma adolescente de 16 anos após aplicação da vacina da Pfizer. 

Entretanto, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) afirmou que, até o momento, ainda não há qualquer relação comprovada entre o caso e a administração da vacina. Diante disso, a agência também reforça que não há evidências que justifiquem a recomendação do Ministério da Saúde de suspender a vacinação nos jovens.

Saiba mais: Pfizer e Eurofarma firmam acordo para produção de vacinas contra Covid-19 no Brasil

vacinação em adolescentes

Tome as melhores decisões clinicas, atualize-se. Cadastre-se e acesse gratuitamente conteúdo de medicina escrito e revisado por especialistas

A recomendação do Ministério da Saúde

Além de citar o caso da adolescente de 16 anos sem maiores evidências científicas, a pasta apresentou outras justificativas para a recomendação publicada. Foi citado que, de acordo com evidências analisadas pelo ministério, existe baixo risco de mortes e casos de Covid-19 na sua forma mais grave em jovens na faixa de idade de 12 a 17 anos. 

O Ministério da Saúde complementa dizendo que apenas um imunizante foi aprovado e testado através de ensaios clínicos para vacinação em adolescentes (vacina da Pfizer), e portanto, os benefícios da imunização neste público ainda não estão claramente definidos.

Posicionamento da Anvisa sobre a vacinação em adolescentes

A agência destacou que até o dia 15 de setembro, houveram 32 notificações de reações após a vacinação em adolescentes e nenhum óbito teve relação com a vacina administrada, que foram a da Pfizer. 

Sobre a segurança na vacinação em adolescentes, a Anvisa destacou que eventos cardiovasculares muito raros foram registrados. São 16 casos para cada 1 milhão de vacinados. Os casos foram de miocardite e pericardite.

 *Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências bibliográficas:

 

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar