Ministério Público vai investigar o desabastecimento de penicilina no país

Os hospitais do Brasil estão sofrendo com a falta de penicilina benzatina (Bezentacil), antibiótico usado no tratamento da sífilis.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minuto.

Os hospitais do Brasil estão sofrendo com a falta de penicilina benzatina (Bezentacil), antibiótico usado no tratamento da sífilis, além da febre reumática e a faringite bacteriana em crianças.

Como já falamos por aqui, um levantamento feito em 2016 pelo Ministério da Saúde indicou que 60,7% dos estados relataram falta de penicilina. Os baixos estoques do medicamento afetam, principalmente, a rede pública de saúde do Brasil.

Para a ANVISA, a causa desse desabastecimento, que está acontecendo também em outros países do mundo, seria o encerramento das atividades da principal fornecedora da matéria-prima usada na fabricação do Benzetacil, prejudicando a maior produtora do fármaco no Brasil.

O Conselho Federal de Farmácia (CFF) culpa também o desinteresse da indústria local e a inexistência de uma regulação que garanta a produção da penicilina benzatina.

Como medida de emergência, o Ministério da Saúde liberou uma nota orientando os profissionais da rede pública a priorizar o uso da penicilina para pacientes gestantes com sífilis e crianças com sífilis congênita; e doxiciclina (apenas para não gestantes) e ceftriaxona (gestantes ou não) como alternativas para o tratamento de sífilis primária, secundária, latente recente e tardia.

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades