Mortes confirmadas por febre amarela em São Paulo

A vacina contra febre amarela está disponível e a primeira dose deve ser aplicada aos 9 meses de idade e a segunda aos 4 anos.

O estado de São Paulo confirmou duas mortes por febre amarela no início de junho. Desde 2020, o estado não apresentava novos casos. Após décadas sem registros de novos casos, desde o início do século o estado tem vivenciado surtos da doença, com mais de 600 casos confirmados. 

A febre amarela é transmitida por mosquitos silvestres, tem rápida evolução e alta letalidade. Seus sintomas são febre súbita, calafrios, dor de cabeça, dor no corpo, náuseas, vômitos e fraqueza. Tem padrão sazonal, com crescimento dos casos entre meses de dezembro e maio. 

Saiba mais: Febre amarela: quando suspeitar?

Mortes confirmadas por febre amarela em São Paulo

Mortes confirmadas por febre amarela em São Paulo

Vacinação contra febre amarela

Neste ano a cobertura vacinal está em 82%. Isso é um crescimento em relação a 2022, quando a cobertura ficou em 64,4%, mas ainda não atinge a meta. 

A vacina está disponível nos postos de saúde e a primeira dose deve ser aplicada aos 9 meses de idade e a segunda aos 4 anos. Depois dos 5 anos, aqueles que não estão com a vacina em dia, devem receber uma dose única. 

Segundo a secretaria de saúde do estado, desde o primeiro caso, a vacinação foi reforçada e foi realizada uma investigação epidemiológica e sensibilização da rede de saúde para detecção precoce de casos suspeitos. 

Leia também: Febre amarela: São Paulo registra primeiro caso desde 2020

Panorama no Brasil 

A febre amarela é uma doença de notificação compulsória imediata, todo caso suspeito deve ser prontamente comunicado às autoridades competentes locais. A doença é considerada endêmica na região amazônica.  

Em 2017-2018, o país passou por um grande surto que se espalhou para zona da Mata Atlântica. Segundo dados do Ministério da Saúde, entre 1º de julho de 2017 e 30 de junho de 2018, foram confirmados 1.376 casos, com 483 óbitos decorrentes da infecção. 

Este artigo foi revisado pela equipe médica do Portal PEBMED.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo

Especialidades