Leia mais:
Leia mais:
Preservação da fertilidade em mulheres submetidas a tratamentos oncológicos
Câncer de mama: saiba detalhes com o especialista [podcast]
Exigência de atestado dificulta vacinação de pacientes oncológicos contra a Covid-19
Câncer de mama supera o pulmão como o tumor mais diagnosticado no mundo
Oncologistas ainda podem participar de estudo sobre cuidados contra o câncer na pandemia

Mulheres com câncer tratado têm mais risco cardiovascular na gravidez?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Foi realizado recentemente um estudo retrospectivo que incluiu mulheres sobreviventes de câncer previamente expostas a tratamentos potencialmente cardiotóxicos (quimioterapia e/ou radioterapia do tórax) entre 2005 e 2015 em uma clínica de gravidez de alto risco no Hospital Mount Sinai (Toronto, Ontario, Canadá). Foram excluídas as pacientes com tipo e duração do tratamento do câncer desconhecidos ou com outras miocardiopatias familiares.

O desfecho primário foi um composto de eventos cardíacos maternos adversos, incluindo morte cardíaca, insuficiência cardíaca clínica (definida como sinais e sintomas que requeriram adição ou aumento na dose de um agente diurético ou admissão hospitalar para diurese), síndrome coronariana aguda, e arritmia sustentada (> 30s de duração ou sintomática). Todos os desfechos foram vistos durante a gravidez e 16 semanas pós-parto e confirmados por um cardiologista.

Leia mais: Sífilis: veja o que muda no rastreio de mulheres grávidas

Foram incluídas 78 mulheres que tiveram 94 gravidezes (90 únicas e 4 gemelares). Um total de 55 mulheres receberam antraciclinas, enquanto 23 receberam quimioterapia não com antraciclina e/ou somente radioterapia. Entre as 94 gravidezes, 15 (16%) aconteceram em 13 mulheres com uma história prévia de cardiotoxicidade. Dessas 13, 12 foram tratadas com antraciclina.

O desfecho primário ocorreu em cinco gravidezes em quatro mulheres e consistiram exclusivamente de insuficiência cardíaca congestiva (ICC). Todos aconteceram em mulheres com histórico anterior de cardiotoxicidade. Mulheres com ICC durante a gravidez tinham história prévia de cardiotoxicidade anterior a gravidez (100% vs. 12%, p = 0,007), disfunção sistólica do ventrículo esquerdo na primeira consulta pré-natal (75% vs. 8%, p = 0,004), ou estavam sob medicações cardíacas (50% vs. 8%, p = 0,026) comparadas com aquelas sem ICC.

Mulheres que não tiveram história de cardiotoxicidade durante o tratamento de câncer podem ser asseguradas de que o risco de desenvolver insuficiência cardíaca durante a gravidez será mínimo. Por outro lado, aquelas com histórico de cardiotoxicidade devem ser seguidas intensivamente por um cardiologista durante toda a gravidez.

É médico e também quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Autor:

Referências:

  • Liu S, Aghel N, Belford L, Silversides K C, Nolan M, Amir Eltan, et al. Cardiac outcomes in pregnant women with treated cancer. JACC vol. 72. No 17. 2018. p 2087-9.
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar