Near Miss: conheça os critérios da OMS para avaliar riscos de mortalidade materna

Você conhece o termo near miss? É um conceito que se refere a quase morte da mãe no momento do parto. Neste texto, saiba mais sobre o tema.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

O progresso na redução da mortalidade materna é uma grande meta mundial. A Organização Mundial de Saúde (OMS) e outras instituições têm recomendado que todos os partos sejam acompanhados por um profissional de saúde capacitado, de forma que intervenções efetivas sejam implementadas para evitar e manejar quaisquer complicações que possam surgir.

No contexto da saúde materna, “Near Miss” (NM) se refere a uma condição em que uma mulher experimentou uma grave complicação, quase morreu, mas sobreviveu.  

Leia também: Somente 22% das brasileiras que sofreram aborto buscaram atendimento psicológico, indica pesquisa

near miss
Adaptado do Manual da Organização Mundial de Saúde estratificando os cenários de gestações normais, com complicações e com risco de morte.

 

As situações que envolvem o NM são de crescente interesse dos profissionais de saúde pois a análise desses casos permite compreender falhas do sistema de saúde em relação aos cuidados obstétricos e enfrentá-los com ações corretivas. 

O manual da OMS sobre a avaliação da qualidade do cuidado nas complicações graves da gestação propõe um método padronizado em três etapas de maneira cíclica: (1) avaliação inicial (ou reavaliação); (2) análise da situação; (3) intervenções para melhorar o atendimento de saúde.  

Esse método de alguma forma permite possibilidade de identificar o que, frente a um caso de quase morte, foi o divisor entre o óbito e a manutenção da vida.

near miss 2
Critérios de near miss para a avaliação de nível inicial da qualidade do cuidado. Adaptado do manual da Organização Mundial de Saúde.

 

Outro ponto relevante é que, uma vez reconhecidos os cenários de NM, podemos valorizar mais os manuais para manejo de tais intercorrências, revendo os fluxos nas instituições que as gestantes e puérperas são manejadas. Por exemplo, treinamento da assistência a parada cardiorrespiratória, protocolos de hemotransfusão, manejo da pré-eclampsia grave e padronização da admissão das gestantes em terapia intensiva.

*Este texto foi escrito em parceria com Garexp e revisado por Dr. João Marcelo Coluna.

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão
# Maternal near miss – towards a standard tool for monitoring quality of maternal health careq. Best Practice & Research Clinical Obstetrics and Gynaecology 23 (2009) 287–296.  # Avaliação da qualidade do cuidado nas complicações graves da gestação: a abordagem do near miss da OMS para a saúde materna. Disponível em: https://www.paho.org/clap/dmdocuments/CLAP-Trad05pt.pdf