Notificações de zika vírus crescem no país e Região Sudeste puxa número para cima

Apesar do curso benigno na maioria dos casos, a infecção pelo zika virús pode resultar em casos graves ou em sequelas debilitantes.

Dados do Ministério da Saúde apontam que em 2023, até 14 de agosto, o Brasil já havia registrado 9.636 casos prováveis de Zika, um número 16% do que todos os casos registrados em 2022. Essa alta é puxada pela região Sudeste, que sozinha teve um aumento de mais de 1.200% no número de casos registrados, foram 389 por todo 2022 e em 2023, até o último boletim, já havia 4.796 casos. 

A outra região que apresenta crescimento no número de casos e a Centro-Oeste com 632 registros. O Nordeste, embora apresente 3.318 casos até a última data verificada, ainda está bem abaixo dos números apresentados no ano passado (6.921). 

Saiba mais: Fatores ambientais e sociodemográficos associados com dengue, zika e chikungunya

Notificações de zika vírus crescem no país e Região Sudeste puxa número para cima

Notificações de zika vírus crescem no país e Região Sudeste puxa número para cima

Preocupação 

Embora não haja registro de óbitos em decorrência da infecção pelo vírus da zika desde o ano passado (quando ocorreu apenas um), as complicações genéticas associadas à infecção em mulheres grávidas são as maiores preocupações. Em 2016, um surto na região Nordeste do Brasil afetou o nascimento de centenas de bebês, gerando casos de microcefalia. Desde então o vírus já foi associado a problemas cardíacos, danos a retinas e complicações neurológicas. 

Leia também: Ministério da Saúde visa aumento de 300% na oferta da Profilaxia Pré-Exposição

Prevenção 

Transmitido pelo Aedes Aegypti, ainda não há tratamentos específicos para doença. E embora estejam sendo desenvolvidas vacinas, elas ainda estão em fase de testes. A recomendação principal ainda é a de combate ao vetor com eliminação de criadouros uso de telas e repelentes. 

Este artigo foi revisado pela equipe médica do Portal.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo