Leia mais:
Leia mais:
Terapia de reposição hormonal diminui o risco de demência?
Eficácia das intervenções de sintomas depressivos em pacientes com demência
Qual é a relação entre idade, menopausa e demência?
Quais os efeitos dos “medicamentos Z” para pessoas com demência?
Pesquisas sobre demência conseguiram avançar em 2020?

Nova diretriz indica quando usar antipsicóticos para tratar agitação em pacientes com demência

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minuto.

Atualmente estima-se haver cerca de 46,8 milhões de pessoas com demência no mundo. Para guiar o clínico geral e o médico especialista no uso de antipsicóticos para tratar agitação nesses indivíduos, a American Psychiatric Association (APA) publicou um novo guideline. As principais recomendações são:

1) Exceto quando os pacientes representam uma ameaça iminente para si ou para outros, recomenda-se que medicamentos antipsicóticos sejam usados na demência para o tratamento de agitação ou psicose somente quando os sintomas são graves, perigosos ou causam angústia significativa para o doente.

2) O tratamento farmacológico deve ser iniciado com uma dose baixa e gradualmente aumentado até a dose mínima efetiva, conforme tolerado.

3) Se não houver uma resposta clinicamente significativa após um teste de 4 semanas de uma dose adequada de um medicamento antipsicótico, a droga deve ser descontinuada.

4) Na ausência de delirium, se o tratamento de emergência com medicamento antipsicótico for indicado, o haloperidol não deve ser usado como agente de primeira linha.

Veja também: ‘Imagem nas demências: onde estamos e para onde iremos’

Referências:

  • Yohanna D, Cifu AS. Antipsychotics to Treat Agitation or Psychosis in Patients With Dementia. JAMA. 2017;318(11):1057–1058. doi:10.1001/jama.2017.11112
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar