Página Principal > Infectologia > Novo fármaco mostra-se eficaz contra vírus e sintomas da Influenza
INfluenza

Novo fármaco mostra-se eficaz contra vírus e sintomas da Influenza

Tempo de leitura: 2 minutos.

Um novo fármaco, ainda em fase de testes, apresentou eficácia maior do que outros medicamentos no tratamento dos sintomas gripais e no combate ao vírus com apenas uma dose. De acordo com dois estudos financiados por uma empresa farmacêutica japonesa, e publicados na revista New England Journal of Medicine, o Baloxavir marboxil inibe a ação do Influenza A e B, inclusive as formas mais resistentes aos antivirais atuais.

A pesquisa separou aleatoriamente pacientes, entre 20 e 64 anos que apresentavam sintomas leves de Influenza, em dois grupos: um recebeu placebo e outro foi medicado com o baloxavir marboxil. Nesta fase, o objetivo dos pesquisadores era determinar o início do alívio dos sintomas. No grupo que recebeu o novo fármaco, o alívio teve início aproximadamente 50h a 54h a partir do início dos sinais da doença, 24 horas a menos do que no grupo do placebo (P<0,05), que começou a partir das 78 horas .

Leia mais: Paciente obeso pode transmitir mais gripe?

A outra fase da pesquisa contou com 1064 participantes, que foram divididos em grupos medicados com baloxavir (40 ou 80 mg, de acordo com o peso do paciente), oseltamivir (doses de 75 mg, duas vezes ao dia, durante três dias) ou placebo. A média do início do alívio dos sintomas no grupo tratado com baloxavir foi de 53,7 horas (95% IC, 49,5-58,5), o resultado do placebo foi 80,2 horas (95% IC, 72,6-87,1). O tempo médio do alívio dos sintomas no grupo do baloxavir e oseltamivir foi similar.

O levantamento verificou uma diminuição da carga viral nos indivíduos um dia após a administração de baloxavir, em comparação com os medicados com oseltamivir ou os que receberam placebo. Reações adversas foram relatadas em 20,7% dos pacientes tratados com baloxavir, 24,6% no grupo do placebo e 24.8% no do oseltamivir.

Tenha em mãos informações objetivas e rápidas sobre práticas médicas. Baixe o Whitebook.

Resultado

Uma única dose de baloxavir apresentou superioridade ao placebo no alívio dos sintomas gripais e se saiu melhor do que o placebo e o oseltamivir na diminuição da carga viral um dia após a medicação em pacientes diagnosticados com Influenza A e B.

Referências:

  • Baloxavir Marboxil for Uncomplicated Influenza in Adults and Adolescents. September 6, 2018.N Engl J Med 2018; 379:913-923. DOI: 10.1056/NEJMoa1716197

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.