Paciente obeso pode transmitir mais gripe?

Apesar de remediável, a gripe é uma doença de fácil disseminação e, se não tratada, pode provocar a morte principalmente de crianças e idosos. Saiba mais:

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Apesar de remediável, a gripe é uma doença de fácil disseminação e, se não tratada, pode provocar a morte principalmente em pessoas mais vulneráveis, como crianças e idosos. No Brasil, os casos de contaminação com o vírus aumentaram 194,4% entre janeiro e julho de 2018, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Pessoas com obesidade têm maior probabilidade de disseminar o vírus, conforme demonstra a pesquisa realizada na Nicarágua, e publicada na revista The Journal of Infectious Diseases em agosto.

O levantamento coletou dados fornecidos por dois centros de pesquisa sediados na Nicarágua, o Centro de Estudo da Transmissão da Influenza e o Centro de Estudo de Coorte da Influenza, pertencentes ao Centro de Salud Socrates Flores Vivas, em Managua, capital do país.

Saiba mais: Vacina contra a gripe de dose padrão é suficiente para proteger idosos?

Se voluntariaram para o projeto 1.783 pessoas, que cederam 7.066 amostras de DNA em cotonetes (média de 4 por pessoa). A análise durou cerca de 10 a 13 dias a partir da apresentação de algum sintoma da gripe (febre não inclusa). 812 indivíduos eram adultos de 18 a 92 anos (destes, aproximadamente 74% eram mulheres), 631 tinham entre 5 e 17 anos, e 340 participantes estavam na faixa de 0 a 4 anos.

Resultados

Segundo os pesquisadores, adultos obesos com os sintomas do vírus foram capazes de espalhar o Influenza A por um período 42% maior do que os adultos não-obesos (taxa ajustada do tempo de evento 1.42, 95% IC 1.06-1.89). O resultado é surpreendente, principalmente nos casos em que o doente apresenta um ou nenhum sintoma, nessa situação a disseminação durou 104% a mais do que nos não-obesos (TTE ajustada 2.04, 95% IC 1.35-3.09).

Foram definidos como obesos os voluntários com índice de massa corporal (IMC) ≥30 no caso dos adultos; em crianças menores de cinco anos o critério foi escore Z-IMC de >2, e nos indivíduos entre 5 e 17 anos a taxa considerada foi escore Z-IMC de >3. Os resultados também mostraram que indivíduos com obesidade têm maior probabilidade de contrair uma forma mais severa de Influenza A assim como apresentar sintomas mais severos.

Tenha em mãos informações objetivas e rápidas sobre práticas médicas. Baixe o Whitebook.

Referências:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão

Especialidades