Vacina contra a gripe de dose padrão é suficiente para proteger idosos?

Estudo comparou os efeitos da vacina contra a gripe trivalente de mais alta dose imunogênica com uma vacina de dose padrão para identificar o efeito na redução das hospitalizações.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A infecção do trato respiratório inferior, incluindo pneumonia, bronquite e traqueobronquite, é a principal causa de hospitalização por doenças infecciosas e mortalidade em adultos mais velhos ou com idade igual ou superior a 65 anos, especialmente em idosos frágeis, como aqueles que residem em casas de repouso.

A vacinação contra a gripe está associada à redução da hospitalização e da mortalidade, e menos acidentes vasculares cerebrais e ataques cardíacos em adultos com idade igual ou superior a 50 anos. Entretanto, existem controvérsias a respeito do benefício para as populações idosas, incluindo os residentes de casa de repouso.

As respostas imunológicas às vacinas contra influenza diminuem com a idade, reduzindo a eficácia clínica. Um estudo conduzido nos Estados Unidos comparou os efeitos da vacina contra a gripe trivalente de mais alta dose imunogênica com uma vacina de dose padrão em uma população residente de casas de repouso para identificar o efeito na redução das hospitalizações.

Veja também: ‘Recomendações para prevenção e controle da Influenza em crianças (2016-2017)’

No total, 823 instalações foram recrutadas para participar do estudo, das quais 409 foram randomizadas para que os residentes recebessem uma vacina de alta dose e 414 instalações para que os residentes recebessem uma vacina de dose padrão.

Quando comparado com a vacina de dose padrão, a vacina contra a gripe de alta dose reduziu o risco de hospitalizações por causas respiratórias de idosos residentes de casas de repouso. A incidência de hospitalizações por causas respiratórias foi significativamente menor nas instalações onde os residentes receberam vacinas contra a gripe de alta dose do que naquelas que receberam vacinas contra a gripe de dose padrão (3,4% versus 3,9% ao longo de 6 meses; risco relativo [RR] não ajustado: 0,888; intervalo de confiança [IC] de 95%: 0,785 a 1,005; p=0,061; e RR ajustado: 0,873; IC 95%: 0,776 a 0,982; p=0,023).

Dessa forma, as vacinas de alta dose podem oferecer uma vantagem prática de redução da admissão hospitalar para pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, como para aqueles que vivem em lares de idosos. O estabelecimento de uma melhor eficácia da vacina em uma população de idosos de casa de repouso é um importante achado, considerando que esta população geralmente tem uma resposta de vacina reduzida por causa fragilidade do sistema imunológico e múltiplas morbidades e apresenta risco elevado de hospitalização por múltiplos motivos, além de doenças respiratórias.

E mais: ‘Podemos prevenir mortes causadas por influenza grave?’

Referências:

  • Gravenstein S et al. Comparative effectiveness of high-dose versus standard-dose influenza vaccination on numbers of US nursing home residents admitted to hospital: A cluster-randomized trial. Lancet Respir Med 2017 Jul 20; [e-pub]. (http://dx.doi.org/10.1016/S2213-2600(17)30235-7)

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades

Tags