Nova droga promete reduzir o colesterol LDL com 2 doses ao ano

Testada em pacientes portadores de hipercolesterolemia familiar, uma nova droga promete reduzir o colesterol LDL em até mais de 50% com 2 tomadas anuais.

Os anticorpos direcionados a inibir a enzima PCSK9 mostraram redução substancial do colesterol LDL (LDL-C) em diversos estudos que impactaram na literatura mundial. A redução chegava a mais de 50% com injeções a cada 2 a 4 semanas. Uma nova molécula chamada inclisiran promete os mesmos efeitos sobre o colesterol LDL com 2 tomadas anuais.

Ouça também: Especial Coronavírus: principais pontos da abordagem cardiológica do paciente [podcast]

Nova molécula chamada inclisiran promete reduzir o colesterol LDL com 2 doses ao ano

Testes com a nova droga sobre o colesterol LDL

Ela foi testada em pacientes portadores de hipercolesterolemia familiar em um estudo de fase 3, duplo cego, randomizado, placebo controlado, com 482 pacientes desde 2017 a 2019. Os pacientes do grupo inclisiran receberam 300 mg subcutâneo e o grupo de controle recebeu placebo nos dias 1, 90, 270 e 450. Os desfechos primários foram a porcentagem de queda do LDL-C no dia 510 em relação aos níveis basais e a redução tempo-ajustada dos níveis basais entre os dias 90 e 540.

A idade média dos praticantes era 56 anos e 47% eram homens. Os níveis médios de LDL-C foram 153 mg/dl enquanto os de triglicerídeos foram 119 mg/dl. Mais de 90% dos pacientes estavam em uso de estatinas, sendo que mais de 75% em uso de estatinas de alta intensidade. Mais de 50% estavam em uso de ezetimiba. No dia 510 houve redução do LDL-C de 39,7% (95% IC, -43.7 até -35.7) no grupo do inclisiran e um acréscimo de 8,2% (95% IC, 4.3-12.2) no grupo placebo. A diferença entre os grupos foi de -47,9% (p < 0,001). Já a diferença ajustada entre o dia 90 e 540 foi de -44,3% (p < 0,001) entre os grupos.

Os efeitos colaterais e eventos adversos foram semelhantes nos dois grupos. Dos pacientes do grupo inclisiran 92% completaram o estudo em relação a 96% do grupo placebo.

Outros estudos fase 3 também mostraram resultados semelhantes em doentes com risco cardiovascular elevado.

Mensagem final

A descoberta de uma nova droga para o tratamento da hipercolesterolemia com alto potencial de redução do LDL-C com poucas tomadas traz boas perspectivas para pacientes com hipercolesterolemia e risco cardiovascular elevado. Mais estudos com desfechos clínicos, estudos de custo e segurança, com maior número de pessoas, são necessários para avaliar o uso do medicamento no dia a dia.

Quer receber as principais novidades em Cardiologia? Participe do nosso grupo do Whatsapp!

Referências bibliográficas:

  • Raal FJ, Kallend D, Ray KK, et al. Inclisiran for the Treatment of Heterozygous Familial Hypercholesterolemia. N Engl J Med 2020; 382:1520.
  • Ray KK, Wright RS, Kallend D, et al. Two Phase 3 Trials of Inclisiran in Patients with Elevated LDL Cholesterol. N Engl J Med 2020; 382:1507.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades