Leia mais:
Leia mais:
Check-up Semanal: obstrução intestinal no pós-operatório, óxido nitroso em gestantes com covid-19 grave e mais! [podcast]
Check-up Semanal: maconha na gestação e autismo, cetamina em pediatria e mais! [podcast]
Elevação do segmento ST na Covid-19: nem sempre é o que você está pensando mesmo!
Recomendações para o gerenciamento de IAM agudo durante a Covid-19
AHA 2019: será a morte do Impella?

Nova ferramenta para diagnóstico de IAM na emergência

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A síndrome coronariana aguda (SCA) é uma das principais causas de atendimento na emergência e o principal desafio do médico é identificar o risco dos pacientes: quando baixo, para poder liberá-los e dar seguimento ambulatorial; quando alto, para internar e estratificar.

A troponina é uma ferramenta extremamente útil nesse processo, pois identifica precocemente os pacientes de alto risco. Contudo, com o advento dos kits ultrassensíveis (US), um novo problema apareceu: causas não coronarianas de aumento da troponina. Um estudo recente publicado na NEJM validou uma nova ferramenta que objetiva melhorar o uso da troponina-US para diagnóstico e prognóstico das SCA.

Saiba mais: Sintomas menos comuns do IAM devem ser observados com atenção

A ferramenta foi denominada de COMPASS-MI e é baseada em uma pesquisa com 15 centros e 11 coortes prospectivas, incluindo 22.651 pacientes atendidos com SCA sem supraST. A população tinha idade média de 62 anos, sendo 60% homens, 18% com DM e 24% com IAM prévio. Cerca de 15% dos pacientes apresentaram IAM sem supraST e os demais angina instável e causas não coronarianas.

O que o estudo mostrou?

O valor inicial da troponina-US e sua variação (relativa e percentual) num intervalo de 1 a 6 horas tem alto valor preditivo para o diagnóstico de IAM e prognóstico (sobrevida). Desse modo, os pesquisadores criaram uma calculadora online, disponível neste link, que divide os pacientes em alto ou baixo risco de IAM e/ou morte nos próximos 30 dias.

O que falta na prática?

Validar a ferramenta em novas populações e saber se o uso dela na tomada de decisão vai melhorar o desfecho dos pacientes em comparação com os protocolos já existentes.

Autor: 

Referências: 

  • https://compass-mi.com/
  • https://www.nejm.org/doi/10.1056/NEJMoa1803377
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar