Nova terapia gênica em estudo para retinose pigmentar

Foi anunciado pela empresa Frontera o início do tratamento no primeiro paciente no estudo clínico com o produto de terapia gênica FT-002.

A FT-002 é uma injeção intraocular de vírus recombinante que carreia o gene que expressa proteínas funcionais ativas e repara o dano estrutural e funcional às células da retina. A empresa Frontera Therapeutics, uma companhia de biotecnologia global, anunciou hoje que foi iniciado o tratamento no primeiro paciente no estudo clínico com o produto de terapia gênica FT-002.  

Olho de paciente esperando para ser atendido por oftalmologista durante a pandemia de Covid-19

Tratamento 

De acordo com a companhia, o tratamento tem sido estudado para a retinose pigmentar ligada ao X e é o terceiro produto de terapia gênica da Frontera sendo avaliado em estudos clínicos. Segundo a marca, uma injeção poderia efetivamente atrasar a progressão da doença e restaurar a função visual do paciente. 

Clínica e fisioptologia 

A retinite pigmentar ligada ao X é uma forma que ocorre por herança recessiva. Os sintomas clínicos são normalmente graves. Iniciam-se em torno dos dez anos de idade, incluindo cegueira noturna, seguida de diminuição gradual do campo visual e da acuidade visual com perda de visão importante e até cegueira ocorrendo por volta dos 40 anos.

Leia também: FDA alerta consumidores a não usar colírio lubrificante EzriCare

A doença é causada por mutação do gene RPRG em 70% a 80% dos casos. O gene   codifica a proteína RPGR, que está localizada na junção ciliar dos fotorreceptores e é envolvida no transporte de proteínas. Estudos mostram que a prevalência de XLRP devido a variantes do gene RPGR em europeus e americanos é de  3.4-4.4 por 100 mil, aproximadamente 20 mil pacientes. Na china aproximadamente 30 a 50 mil pessoas têm XLRP. 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo

Especialidades