Novas perspectivas para a vacina terapêutica contra o HPV

De acordo com o Ministério da Saúde, 80% das mulheres sexualmente ativas serão infectadas pelo HPV. Saiba mais.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

Em países em desenvolvimento, como o Brasil, a incidência de infecção pelo papilomavírus humano (HPV) continua crescendo, mesmo com o advento da vacina. De acordo com o Ministério da Saúde, 80% das mulheres sexualmente ativas serão infectadas pelo HPV. Sendo este vírus o responsável pelo câncer de colo uterino, é de suma importância trabalharmos na prevenção da infecção e na reincidência de lesões. 

Em junho de 2022 foi publicada uma revisão crítica da literatura sobre a vacina terapêutica contra o HPV, na revista Medicine. Os autores realizaram uma revisão com o objetivo de analisar a eficácia da vacina contra o HPV no tratamento de lesões do trato genital inferior feminino e sua possível aplicação na prática clínica.  

HPV

Resultados

O desenvolvimento de vacinas terapêuticas representa um desafio interessante para o tratamento da infecção pelo HPV do trato genital inferior. Segundo os pesquisadores, os dados apontam que a proteína L2 pode ser um alvo importante e promissor no desenvolvimento das vacinas terapêuticas contra o HPV, mas os possíveis pontos fortes e a longevidade incerta da resposta do sistema imunológico L2 são fatores a serem considerados antes do uso clínico. Desse modo, a vacina contra o HPV pode diminuir a chance de reincidência de lesões causadas pelo vírus tanto no trato genital, quanto na cavidade oral e no reto.

Leia também: Devemos estender o intervalo do screening de preventivo com testes primários para HPV?

Mensagem prática

Mesmo com essas evidências, são necessários mais estudos para elaborar um protocolo do uso terapêutico da vacina contra o HPV, para sabermos se realmente existe a diminuição de reincidência de lesões e de evolução para câncer de colo uterino. 

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão
# Gardella B, Gritti A, Soleymaninejadian E, Pasquali MF, Riemma G, La Verde M, Schettino MT, Fortunato N, Torella M, Dominoni M. New Perspectives in Therapeutic Vaccines for HPV: A Critical Review. Medicina (Kaunas). 2022 Jun 28;58(7):860. doi: 10.3390/medicina58070860. PMID: 35888579; PMCID: PMC9315585.