Novidades sobre o recall da Valsartana: qual a posição do FDA?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Recentemente postamos em nosso portal uma notícia sobre o recall da valsartana em vários países da Europa. Temos recebido muitos e-mails com dúvidas a respeito do assunto, então traremos neste post alguns esclarecimentos. Além das autoridades europeias, a Food and Drugs Administration (FDA) emitiu seu posicionamento a respeito do recall.

A FDA determinou que alguns produtos contendo valsartana representam um risco desnecessário para os pacientes. Portanto, a agência recomenda que os pacientes usem medicamentos contendo valsartana fabricados por outras empresas ou que considerem outras opções de tratamento disponíveis para sua condição médica.

O motivo desta recomendação é o mesmo do alerta ocorrido na Europa, a presença de uma impureza, N-nitrosodimetilamina (NDMA), provável carcinogênico, encontrada nos produtos recuperados. As empresas da lista estão recolhendo todos os lotes de produtos não expirados que contêm o ingrediente valsartan fornecido a eles pela Zhejiang Huahai Pharmaceuticals, Linhai, China.

A revisão do FDA está em andamento e inclui a investigação dos níveis de NDMA nos produtos recuperados, avaliando o possível efeito nos pacientes que os tomaram e quais medidas podem ser tomadas para reduzir ou eliminar a impureza de futuros lotes produzidos pela empresa.

Como devemos proceder com relação à medicação?

Orientações da FDA para a população americana:

  • Quem faz uso da medicação não deve interromper o tratamento até que tenha um substituto.
  • Nem todas as medicações contendo valsartan são afetadas. Lista de produtos que não entraram no recall: https://www.fda.gov/downloads/Drugs/DrugSafety/UCM615703.pdf
  • Se estiver usando algum medicamento que contenha valsartan, compare as informações do seu frasco com a receita médica com as informações contidas nesta lista: https://www.fda.gov/downloads/Drugs/DrugSafety/UCM615703.pdf (empresa, Código Nacional das Drogas, número de lote) para determinar se o seu medicamento atual foi recolhido.
  • Os pacientes devem entrar em contato com seu profissional de saúde (o farmacêutico que dispensou a medicação ou o médico que prescreveu a medicação) se o medicamento estiver incluído neste recall para discutir seu tratamento, que pode incluir outro produto valsartana não afetado ou um tratamento alternativo.

Há uma pesquisa sendo realizada em que os consumidores e profissionais de saúde devem relatar quaisquer reações adversas com produtos contendo valsartana ao programa MedWatch da FDA, para ajudar a agência a entender melhor o problema: https://www.accessdata.fda.gov/scripts/medwatch/index.cfm?action=reporting.home.

Autora:

Referências:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar