Leia mais:
Leia mais:
Prognóstico da Covid-19 usando inteligência artificial [podcast]
Novo algoritmo para avaliar os abortos recorrentes de causas inexplicáveis

Novo algoritmo para avaliar os abortos recorrentes de causas inexplicáveis

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Iniciamos este artigo relembrando que o processo reprodutivo humano é muito ineficaz. Em torno de 70% das concepções não chegam à viabilidade e, aproximadamente, 50% das gestações são perdidas espontaneamente sem nem serem percebidas. O aborto espontâneo é, no fim das contas, uma das complicações mais comuns da gravidez então. Uma revisão publicada na Current Opinion in Obstetrics and Gyneology (edição setembro/outubro 2020) sugere um novo algoritmo para avaliação dos casais com perdas fetais recorrentes, que até agora era feita com avaliação genética e cromossômica baseada no material genético parental.

Leia também: Sequenciamento genético pode evitar aborto de repetição?

Associações criaram um novo algoritmo para avaliar os abortos recorrentes de causas inexplicáveis

Tome as melhores decisões clinicas, atualize-se. Cadastre-se e acesse gratuitamente conteúdo de medicina escrito e revisado por especialistas

Amálgama de algoritmos anteriores

A Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva, em 2012, numa avaliação de 1.398 casos de perdas recorrentes, encontrou 57% de materiais genéticos parentais normais, avaliando somente em um primeiro momento os pais e o material placentário. Portanto, aqui eles recomendavam que os cariótipos dos pais fossem investigados desde o início.

A Sociedade Europeia de Reprodução Humana e Embriologia, em 2017, já sugeria que a investigação cromossômica parental fosse realizada somente em “casos selecionados individualmente”.

Por fim, temos agora em 2020 uma nova sugestão para investigação das perdas recorrentes fetais proposta pela união das anteriores e a nova proposta para 2020:

Reprodução de Papas RS, Kutteh WH, 2020

 

De acordo com as novas propostas desse guideline de 2020, a investigação do casal infértil por abortos recorrentes de causas inexplicáveis (agora também reformulado o conceito para a partir de duas perdas somente) baseia-se, desde o início:

  1. Cariótipo dos pais: não recomendado (a não ser que o exame genético do material do aborto mostre alterações genéticas, como translocações robertsonianas balanceadas).
  2. Cariótipo do material de aborto: recomendado (a partir do segundo aborto já — antes só se fazia investigação a partir do terceiro).
  3. Anatomia uterina: recomendado (avaliação com USG 3D).
  4. Anticorpos antifosfolípides: recomendado (pesquisar: anticorpo canticardiolipina, anticorpo antifosfolípide e anticorpo antifosfatidilserina).
  5. Função tireoidiana: recomendado (TSH e anti TPO se TSH > 2,5 mUI/L).
  6. Prolactina: recomendado.
  7. Hemoglobina glicosilada: recomendado.
  8. Trombofilias hereditárias: só investigar se antecedente pessoal ou familiar forte para trombofilia ou trombose.
  9. Teste de fragmentação DNA espermática: não recomendado.
  10. Resistência à insulina ou síndrome dos ovários policísticos: não recomendado.
  11. Insuficiência lútea: não recomendado.
  12. Testagem da reserva ovariana: não recomendado.
  13. Deficiência de vitamina D: recomendado suplementação de vitamina D.

Saiba mais: Estudo associa benzodiazepínicos a risco de aborto espontâneo

A perda de uma gestação é um evento marcante na vida de um casal. Além dos aspectos técnicos e emocionais serem explicados, torna-se importante que a equipe de suporte, além de oferecer uma resposta para tentar minimizar os impactos do evento, também ofereça as informações sobre os impactos negativos que o tabagismo, abuso de álcool e os extremos de ganho ou perdas de peso podem ter sobre a saúde reprodutiva dos casais. Se necessário, os casais ainda devem ser encaminhados para os respectivos serviços de suporte para correção dessas situações.

Fato relevante no novo algoritmo é que causas potencialmente tratáveis no primeiro trimestre podem ser realizadas ainda sem resultados dos estudos genéticos, fazendo com que o desejo de prosseguir uma gestação possa ser alcançado.

Whitebook

Autor(a):

Referência bibliográfica:

  • Papas RS, Kutteh WH. A new algorithm for the evaluation of recurrent pregnancy loss redefining unexplained miscarriage: review of current guidelines. Current Opinion in Obstetrics and Gynecology: October 2020 – Volume 32 – Issue 5 – p 371-379. doi: 10.1097/GCO.0000000000000647
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar