Leia mais:
Leia mais:
Estudo PREVENTT: correção de anemia com ferro venoso no perioperatório não altera mortalidade
Qual a investigação inicial da anemia e quando encaminhar o caso ao hematologista?
Gravidade da anemia na gestação e desfechos adversos maternos e fetais
Anemia ferropriva: fisiopatologia e fatores de risco
Abordagem diagnóstica da anemia

Novo tratamento para anemia falciforme é aprovado!

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Food and Drug Administration (FDA), agência regulatória dos EUA para medicamentos, aprovou hoje o uso do Endari (pó oral L-glutamina) para pacientes de 5 anos ou mais com anemia falciforme para reduzir as complicações graves associadas à doença. Esse é o primeiro tratamento aprovado no país em quase 20 anos.

Para a aprovação da nova terapia, pesquisadores realizaram um estudo randomizado com pacientes de 5 a 58 anos com doença falciforme, que tiveram duas ou mais crises de dor nos 12 meses anteriores ao recrutamento.

Os participantes foram randomizados para tratamento com Endari ou placebo, e o efeito da terapia foi avaliado ao longo de 48 semanas. Os pacientes tratados com a L-glutamina experimentaram menos visitas ao hospital por crises falciformes (mediana, 3 versus 4 do grupo placebo), menos internações por dor (mediana, 2 versus 3), menos dias no hospital (mediana, 6,5 dias versus 11 dias) e menos ocorrências de síndrome torácica aguda (8,6% versus 23,1%).

O FDA alerta que os efeitos colaterais comuns do Endari incluem constipação, náuseas, cefaleia, dor abdominal, tosse, dor nas extremidades, dores nas costas e dor torácica.

Veja mais sobre o tratamento da anemia falciforme em crianças no Whitebook. Clique aqui e baixe grátis e app #1 do médico brasileiro!

Doença falciforme no Brasil

A doença falciforme se originou no continente africano, tendo chegado às Américas devido ao tráfico de escravos no período colonial. De acordo com dados do Ministério da Saúde (MS), atualmente, mais da metade da população brasileira é afrodescendente, o que torna a doença falciforme a condição hereditária mais comum no nosso país.

Em 2001, o MS instituiu o Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN), a fim de ampliar o acesso da população ao diagnóstico precoce de doenças hereditárias e congênitas, proporcionando possibilidade de tratamento e de melhor qualidade de vida aos pacientes. A doença falciforme está entre as condições avaliadas neste exame, chamado de Teste do Pezinho. A partir dos dados do PNTN, observa-se que, a cada mil nascidos vivos no país, um tem doença falciforme, o que resulta, em média, no nascimento de cerca de 3.000 crianças com doença, e de 180.000 crianças com traço falciforme por ano.

Leia mais aqui.

Referências:

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.