Novos enfermeiros fazem mais horas extras e muitos têm segundo emprego

Um estudo analisou o trabalho de enfermeiros recém admitidos e comparou as jornadas, horas semanais trabalhadas, segundo emprego e horas extras.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Apesar de oficialmente os profissionais de enfermagem trabalharem 40 horas semanais (e na luta pela redução para 30 horas semanais), o que se vê na prática não é o que afirma a teoria. Jornadas extensas, plantões extenuantes, horas extras e cotidiano estressante fazem com que os enfermeiros estejam entre os profissionais com maior comprometimento da saúde mental. Fora a rotina desgastante, os enfermeiros sofrem com baixos salários e, muitas das vezes, precisam exercer outras atividades a fim de complementar a renda.

enfermeiros

Carga horária dos enfermeiros

Um estudo realizado recentemente analisou o trabalho de enfermeiros recém admitidos na profissão e comparou as jornadas, extensão do turno diário, horas semanais trabalhadas, segundo emprego e horas extras destes novos profissionais. O levantamento usou dados de quatro coortes americanos com base em registros nacionais. Os enfermeiros analisados foram contratados entre agosto de 2004 e julho de 2005.

Leia mais: 2020 pode ser oficializado como o Ano Mundial da Enfermagem

Os enfermeiros foram randomizados por amostragem com base em uma análise hierarquizada de fatores, aplicada em 13 Estados a na capital americana (Washington D.C). A mesma técnica de amostragem foi utilizada nos coortes posteriores de 2009, 2012 e 2016. Os pesquisadores enviaram aos participantes um questionário com perguntas sobre nível educacional, atributos laborais, dados demográficos e informações comportamentais. O estudo ofereceu aos indivíduos o valor de 5 US$.

Resultados

O estudo concluiu que, em média, os profissionais de enfermagem trabalham em turnos de 12 horas diárias ou mais, e um entre 10 enfermeiros exerce uma segunda atividade (11,6% a 14,6% em todos os coortes). No total, 12% eram obrigados a fazer horas extras durante a semana, enquanto 45,6% trabalhavam além do horário de maneira voluntária.

Referências:

  • Stimpfe, A. W., Fletcher, J. and Kovner, C. T. (2019), A comparison of scheduling, work hours, overtime and work preferences across four cohorts of newly licensed registered nurses. J Adv Nurs. Accepted Author Manuscript. doi:10.1111/jan.13972

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades

Tags