Leia mais:
Leia mais:
O cuidado sobre a espiritualidade frente a pessoa com câncer
A importância da espiritualidade na prática médica
Preservação da fertilidade em mulheres submetidas a tratamentos oncológicos
Câncer de mama: saiba detalhes com o especialista [podcast]
Exigência de atestado dificulta vacinação de pacientes oncológicos contra a Covid-19

O cuidado sobre a espiritualidade frente a pessoa com câncer

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

O câncer é um grave problema de saúde pública sendo uma das principais causa de morte no país. Da prevenção ao tratamento temos diversos desafios como profissionais de saúde. Por isso, devemos constantemente resignificar práticas de cuidado e olhar para pessoas que necessitam de cuidado de forma integral e holística, desprendendo-se de atributos rígidos e tradicionais de cuidado como a única forma de cuidar. Um dos cuidados que vem sendo utilizado nas práticas assistenciais às pessoa com diagnóstico de câncer é o cuidado a espiritualidade humana, após compreender que a doença afeta o indivíduo de maneira física, psíquica e também espiritual, este último se tornou objeto de estudo e cuidado. Desta maneira, atualmente podemos compreender formas de cuidado frente a espiritualidade para pessoas que possuem diagnóstico de câncer.

Saiba mais: A importância da espiritualidade na prática médica

espiritualidade

Câncer e espiritualidade

As pessoas buscam o cuidado com a espiritualidade pois compreendem que pode ser uma saída para o enfrentamento da doença. O enfrentamento pode ser focado no problema, ou seja, visando a resolução do problema, neste caso o câncer. Pode ainda o enfrentamento ser focado na emoção, ou seja na busca por mudar pensamentos pra lidar com a situação estressante, neste caso o adoecimento e os sintomas decorrentes da doença. O enfrentamento das pessoas frente ao câncer é uma tentativa de mudança adaptativa a nova condição de vida, por meio de estratégias cognitivas ou comportamentais. O cuidado a espiritualidade pode ser o caminho para esse enfrentamento. Falar de cuidado espiritual não é o mesmo que falar religiosidade ou religião, mas é fazer a pessoa olhar pra si e ter um encontro ou experiências com a própria vida.

O cuidado espiritual passa pela compreensão da espiritualidade que individual da pessoa ou subjetiva, sendo ainda dinâmica, multidimensional e integrada a pessoa. Trazer cuidado dessa natureza é interiorizar uma reflexão profunda de existência. A espiritualidade está alicerçada na concepção que os seres possuem um corpo físico e que este é um reflexo do corpo espiritual e por isso a compreensão do processo de cuidar da matéria e aceitar as condições de vulnerabilidade da matéria se tornam tema de interesse, sendo a espiritualidade inerente de todo ser humano e plausível de ser sensível a cuidados, mudando assim a relação da pessoa com o adoecimento. Constitui um campo de elaboração simbólico no tratamento do câncer.

Kano e Devassas (2020) revelaram alguns cuidados presentes em artigos científicos praticado pelas equipes de enfermagem. São ações de enfermagem na assistência espiritual descritas nos artigos escrito no Brasil, de Dezembro/2008 a Dezembro/2018. Podemos ver a seguir quais são:

Ações de enfermagem

  • Ouvir, conversar, abraçar, dar conforto aos pacientes.
  • Ter comunicação eficaz, ouvir e observar a linguagem corporal.
  • Observar comportamentos, atitudes, mecanismos de enfrentamento da doença e tratamento para estabelecer bem-estar espiritual.
  • Orar junto e oferecer apoio espiritual.
  • Oferecer conforto, conversar com o paciente, utilizar a crença do paciente e sua própria para amenizar a dor
  • Oferecer trocas afetivas.

Essas ações foram descritas por profissionais de enfermagem frente ao cuidado de pessoas com câncer e são relativas a compreensão de cuidado espiritual. É importante que possamos criar novas estratégias. Por isso, vamos construir algumas possibilidade:

  • Acolher o usuário com escuta qualificada;
  • Dar conforto e sempre dizer palavras de afeto e positivas;
  • Levantar informações sobre os sentimentos da pessoa frente ao diagnóstico e ao tratamento;
  • Compreender mecanismo de enfrentamento da doença e estabelecer bem-estar espiritual;
  • Orar ou rezar junto pode ser uma forma de aproximar e criar vínculo. Estar presente nesses momentos respeitando a religião de cada um pode ser positivo, mas é necessário a prática da compreensão de Laicidade que é necessária nas práticas de cuidado;
  • Construir práticas afetivas de cuidado;
  • Construir práticas que a família possam participar;
  • Construir grupo de apoio e compartilhamento de experiências e sentimentos;
  • Discutir questões sobre como os pacientes se sentem e como elas buscam suas espiritualidades e até suas religiosidades.

Leia também: O coping religioso/espiritual como dimensão do cuidar

O importante é sempre esta próximo ao usuário. Muitos profissionais pensam que o afastamento afetivo as colocam em uma condição mais profissional o que daria melhores condições de cuidado. Digo que na essência do cuidado, uma das atribuições do profissional é não se afastar da humanização. Ou seja, se faz necessário ser afetuoso e mostrar para o paciente que se preocupa com ele. Por exemplo, se o paciente te chama para rezar com ele, prontamente em silêncio caso não acredite em sua religião, pode o profissional estar presente e gerar comunicação positiva, mostrando uma atitude positiva e de esperança. E é claro, essas atitudes sempre devem estar presentes, mas caso alguma das estratégias aqui mencionadas não seja positiva para vocês como profissional, busque suas próprias ações, mas lembrem-se que essas sejam sempre positivas para o usuário.

Autor:

Referências bibliográficas:

  • Guerrero, G. P. et al. Relação entre espiritualidade e câncer: perspectiva do paciente. Revista Brasileira de Enfermagem. 2011, 64, (1), pp. 53-59.
  • Kano M. M. Devezas A.M.L.O. Ações de enfermagem na espiritualidade dos pacientes oncológicos adultos: pesquisa bibliográfica. Arq Med Hosp Fac Cienc Med Santa Casa São Paulo. 2020; 65:e036.
  • Souza, F. F. de P.R.D. et al. Enfrentamento religioso/espiritual em pessoas com câncer em quimioterapia: revisão integrativa da literatura. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2017, 13 (1), pp. 45-51 .
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.