O que é Covid-19 crônica e quais são os sintomas?

Versão pré-print, sem peer review, de uma meta-análise analisa sobre os principais efeitos clínicos e laboratoriais de Covid-19 crônica.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

A fase aguda da Covid-19 apresenta geralmente sintomas bem estabelecidos e a maioria desaparece dentro de quatorze dias, após o início do quadro. Alguns pacientes, contudo, apresentam sintomas que podem perdurar além desse período, configurando a chamada Covid-19 de longa duração, também conhecida como arrastada, persistente ou crônica. Em janeiro de 2021 Lopes et al 1 anexou ao MedRvix, uma versão pré-print, sem peer review, de uma meta-análise sobre os principais efeitos clínicos e laboratoriais em longo prazo desta condição.

O estudo avaliou um total de 47.910 pacientes, em 15 trabalhos, que atenderam aos critérios de seleção (seguimento entre 14 e 110 dias após a infecção viral). A idade dos pacientes variou entre 17 e 87 anos, e englobou desde pacientes que foram hospitalizados, até aqueles que foram conduzidos em regime ambulatorial. Cerca de 80% deles desenvolveram ao menos um sintoma a longo prazo.

Manifestações clínicas mais comuns de Covid-19 crônica

    • Fadiga (58%)

A maioria das manifestações clínicas se assemelham à síndrome de fadiga crônica, com comprometimento funcional físico e psíquico. Esta síndrome clínica parece estar associada a diversas etiologias (ex: herpesvirus), incluindo distúrbios endócrino-metabólicos, psiquiátricos, imunes e infecciosos.

    • Cefaleia (44%)
    • Distúrbios da atenção (27%)

Tem-se demonstrado uma associação da infecção por SARS-CoV-2 com manifestações neuropsiquiátricas a posteriori, como ansiedade (13%), insônia (11%), distúrbios da atenção (27%), depressão (12%), comprometimento de memória (16%). Algumas dessas condições podem chegar a duas vezes o risco da população geral, não afetada pelo SARS-CoV-2. O mecanismo fisiopatológico é incerto, porém podem ter contribuição: o efeito viral direto no sistema nervoso central, tromboses de microcirculação, efeitos colaterais de medicações, hipóxia tecidual e a carga social e emocional associada ao diagnóstico de Covid-19.

    • Queda de cabelo (25%)

Essa manifestação é atribuída ao eflúvio telógeno. Ele caracteriza por uma queda de cabelo difusa, causada em situações de importante estresse sistêmico, como infecções. Trata-se de uma condição benigna e autolimitada, com duração média de três meses.

    • Dispneia (24%)
    • Ageusia (23%)
    • Anosmia (21%)
    • Tosse (19%)

Manifestações do trato respiratório incluem alterações persistentes na radiografia e tomografia computadorizada de tórax.  Podem estar presentes em até 35% dos casos, mesmo após 60 a 100 dias do início dos sintomas. Evidências de alteração da difusão, através da membrana alveolocapilar, medidas por difusão de monóxido de carbono, alcançam 10% dos pacientes.

Outras manifestações como desconforto torácico (16%), disfunção auditiva / tinido (15%), sintomas digestivos (12%), e fibrose pulmonar (5%) também foram encontradas.

Saiba mais sobre Covid-19 em nossa Revista!

Referência bibliográfica:

  • Lopez-Leon S, Wegman-Ostrosky T, Perelman C, Sepulveda R, Rebolledo PA, Cuapio A, Villapol S. More than 50 Long-term effects of COVID-19: a systematic review and meta-analysis. medRxiv [Preprint]. 2021 Jan 30:2021.01.27.21250617. doi: 10.1101/2021.01.27.21250617.

 

 

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão