Leia mais:
Leia mais:
Luto antes da morte de um ente querido

O que é morte encefálica?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Em fevereiro foi amplamente noticiado o falecimento da cantora Paulinha Abelha, aos 43 anos, que encontrava-se internada em uma unidade de terapia intensiva, em Aracaju, devido a um quadro de insuficiência renal. Após alguns dias hospitalizada, Paulinha apresentou um comprometimento multissistêmico e agravamento de lesões neurológicas. Iniciado então o protocolo de morte encefálica, sendo confirmada a hipótese após exames clínicos e complementares específicos.

Leia também: CHEST 2021: Diferenças entre os critérios de morte encefálica no Brasil e Estados Unidos

O que é morte encefálica?

O que é morte encefálica?

A morte encefálica (ME) equivale a morte. O paciente apresenta perda irreversível de todas as funções encefálicas, incluindo tronco encefálico.

Um recente laudo liberado sobre a causa da morte da cantora aponta uma infecção no Sistema Nervoso Central, demonstrando a hipótese diagnóstica de uma meningite e não decorrente de uma intoxicação exógena medicamentosa, inicialmente evidenciada.

A infecção do Sistema Nervoso Central é considerada uma das possíveis causas da ME.

Confira abaixo na ilustração os principais tópicos relacionados ao protocolo de Morte Encefálica:

Cabe destacar que o diagnóstico de ME é obrigatório e de notificação compulsória, independente da possibilidade de doação ou não de órgãos e tecidos.

Para saber mais sobre o tema de Morte Encefálica, acesse o conteúdo na íntegra no App Nursebook e no Nursebook Web e continue acompanhando aqui no Portal Pebmed,  Se você ainda não baixou, ele está disponível no App Store e na Play Store. Ouça também o nosso podcast “Papo de Enfermeiro – Doação de Órgãos” disponível na plataforma Spotify.

Saiba mais: Como realizar o protocolo de morte encefálica e a manutenção do potencial doador de órgãos – Parte I: O diagnóstico

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
# BRASIL. Resolução CFM n. 2173 de 23 de novembro de 2017. Define os critérios do diagnóstico de morte encefálica. Diário Oficial da União. Brasília, 15 dez. 2017, seção 1, p. 274-276. # Westphal GA, Veiga VC, Franke CA. Determinação da morte encefálica no Brasil. Revista Brasileira de Terapia Intensiva [online]. 2019;31(3):403-409. DOI: 10.5935/0103-507X.20190050 # Westphal GA, et al. Diretrizes para avaliação e validação do potencial doador de órgãos em morte encefálica. Revista Brasileira de Terapia Intensiva [online]. 2016;28(3):220-255. DOI: 10.5935/0103-507X.20160049.
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.