Leia mais:
Leia mais:
ACC 2021: aspirina na prevenção secundária – qual a melhor dose?
Twilight: suspender AAS após 3 meses de DAPT com ticagrelor reduz sangramentos
ESC 2019: ticagrelor não reduz eventos em diabéticos com angina
Estudo avalia efeitos da apixabana no paciente com FA e SCA [ACC 2019]
AAS é eficaz na prevenção de tromboembolismo venoso?

O que fazer quando há novo AVCi mesmo com o uso de aspirina?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

O que fazer quando há novo acidente vascular cerebral isquêmico (AVCi) mesmo com o uso de aspirina? O American College of Cardiology publicou quatro keypoints para orientar os profissionais de saúde nesses casos. São eles:

1. A melhor terapia antiplaquetária após o paciente ter um AVCi ou ataque isquêmico transitório (AIT) durante a monoterapia com aspirina ainda é incerto.

2. Uma meta-análise de cinco estudos relevantes de coorte e randomizados controlados (recrutando 8.723 pacientes) descobriu que a adição de um agente antiplaquetário à monoterapia com aspirina ou mudança para outra terapia antiplaquetária foi associada a um risco reduzido de 32% de eventos cardiovasculares adversos maiores ([HR] 0,68; [IC] de 95%, 0,54-0,85).

3. Uma meta-análise de quatro estudos relevantes de coorte e randomizados controlados (n = 4.491 pacientes) descobriu que a adição de um agente antiplaquetário à monoterapia com aspirina ou mudança para outra terapia antiplaquetária foi associada a um risco reduzido de 30% de AVC isquêmico ou hemorrágico recorrente ([FC] 0,70; [IC] de 95%, 0,54-0,92).

4. Estes resultados sugerem um benefício em mudar o regime antiplaquetário em pacientes com AVCi ou AIT que estão em monoterapia com aspirina. Um ensaio controlado randomizado de diferentes estratégias antiplaquetárias em pacientes AIT/AVC que não tiveram sucesso com a aspirina é indicado antes da mudança nos guidelines.

Quer receber diariamente notícias médicas no seu WhatsApp? Cadastre-se aqui!

Referências:

  • Antiplatelet Regimen for Patients With Breakthrough Strokes While on Aspirin: A Systematic Review and Meta-Analysis. Stroke 2017;Jul 12:[Epub ahead of print].
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

2 comentários

  1. Muita boa a materia como sempre.

    • Ana Carolina Pomodoro

      Olá, Dr Jayro! Sou Ana Carolina, médica e colunista da Pebmed. Ficamos muito felizes com seu retorno e lhe convidamos a continuar acompanhando e participando do nosso portal.

Entrar | Cadastrar