O que fazer quando o paciente apresenta um teste ergométrico positivo e um eco de estresse negativo?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Seu conteúdo tem o objetivo de informar panoramas recentes da medicina, devendo ser interpretado por profissionais capacitados.

Para diagnósticos e esclarecimentos, busque orientação profissional. Você pode agendar uma consulta aqui.

Para responder essa pergunta, cientistas do Duke University Medical Center estudaram 47.944 pacientes que fizeram ecocardiograma de estresse de janeiro de 2000 a fevereiro de 2014. O estudo constituiu-se de uma coorte observacional retrospectiva até dezembro de 2016.

Leia também: Teste ergométrico: como interpretar os resultados?

homem realizando teste ergométrico

Tome as melhores decisões clinicas, atualize-se. Cadastre-se e acesse gratuitamente conteúdo de medicina escrito e revisado por especialistas

Teste ergométrico e ecocardiograma

Nesse período, os pacientes a princípio sem histórico de isquemia miocárdica foram avaliados quanto a um desfecho primário composto que incluía morte, infarto do miocárdio, internação por angina instável e revascularização miocárdica. O desfecho secundário seriam eventos individuais relacionados a um teste positivo para isquemia. Os pacientes foram divididos em quatro grupos para avaliação prognóstica, um grupo ECG+/ECO-, um grupo ECG-/ECO- e outros dois com ECO+. Até o momento, esse foi o maior estudo destinado à análise desse tipo de pacientes. Houve outros estudo anteriores, porém pequenos, deixando a dúvida no ar.

Depois de excluir os testes submáximo e com ECG não diagnóstico ou imagens do ECO não diagnósticas, 15077 pacientes (idade média de 52 anos, 6228 homens) foram classificados pelos resultados do teste de estresse. Desses, 12893 (85,5%) tiveram ECG-/ECO-, 1286 pacientes (8,5%) tiveram ECG+/ECO- e 898 pacientes (6,0%) tiveram ECO+.

Através de uma media de seguimento de 7,3 anos, o desfecho composto ocorreu em 794 pacientes com ECG-/ECO-(8,5%), 142 pacientes com ECG+/ECO- (14,6%) e 297 com ECO+(37,4%). Morte ocorreu em 425 pacientes com ECG-/ECO-(4,8%), 50 pacientes com ECG+/ECO- (5,9%) e 70 pacientes com ECO+(11,2%). Infarto do miocárdio ocorreu em 195 pacientes com ECG-/ECO-(2,2%), 31 paciente com ECG+/ECO-( 3,6%) e 59 pacientes com ECO+(8,7%). A adição dos achados do ECG de estresse à clínica e dados do exercício produziram um valor prognóstico incrementado. Pacientes com ECG-/ECO- tinham os testes menos alterados (2,3%), seguidos dos ECG+/ECO- (12,8%) e ECO+ ( 33,6%) (p < ,001).

Mais do autor: Exercício aeróbico versus musculação na obesidade: por que indicar os dois?

Resultados e conclusões

Após análise dos resultados, foi encontrado um aumento discreto do risco dos paciente do grupo ECG+/ECO- em relação ao grupo ECG-/ECO-. Os pacientes do primeiro grupo representaram 8,5% do total de pacientes do estudo. O aumento do risco de eventos cardiovasculares em um ano para o primeiro grupo foi de 1,72% ( discreto em relação aos 0,89% do grupo ECG-/ECO-).

Apesar de discreto aumento do risco cardiovascular, os cientistas da Duke University orientam que o laudo do eco de estresse seja dado ressaltando-se as alterações no ECG ao lado da descrição da movimentação normal das paredes cardíacas.

Autor:

Referência bibliográfica:

  • Daubert MA, Sivak J, Dunning A, et al. Implications of Abnormal Exercise Electrocardiography With Normal Stress Echocardiography. JAMA Intern Med. Published online January 27, 2020. doi:10.1001/jamainternmed.2019.6958

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Seu conteúdo tem o objetivo de informar panoramas recentes da medicina, devendo ser interpretado por profissionais capacitados.

Para diagnósticos e esclarecimentos, busque orientação profissional. Você pode agendar uma consulta aqui.

Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar