Leia mais:
Leia mais:
O Índice de Sarcopenia pode predizer o risco de complicações pós-cirurgias de fraturas do quadril em idosos?
Conheça a Nictofobia: o medo do escuro
ACSCC 2021: Terapia neoadjuvante total (TNT) para câncer de reto: observar e esperar
Temas controversos em UTI: hipotensão arterial
Check-up Semanal: anticorpos da vacina de Covid-19 na gestação, síndrome do impostor e mais! [podcast]

O que os pacientes acham de seus médicos?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minuto.

“Por favor, descreva o seu médico na consulta de hoje em duas palavras”, através dessa simples pergunta, pesquisadores realizaram um estudo para identificar a percepção dos pacientes sobre seus atendimentos. Os resultados foram publicados em um artigo no JAMA Surgery.

O questionário foi aplicado em pacientes de 716 médicos de um grande centro médico acadêmico americano. As repostas foram analisadas por um software, que desenvolveu uma nuvem de palavras.

As características citadas mais vezes de forma positiva foram:

  • Bem informado
  • Afetuoso
  • Profissional
  • Excelente
  • Competente

As características citadas mais vezes de forma negativa foram:

  • Apressado
  • Afobado
  • Ocupado
  • Frio
  • Rude

Como atender melhor seu paciente?

Em uma reportagem recente na revista Family Practice Management, o Prof Thomas Egnew, da Universidade de Washington e com doutorado em educação médica, descreveu sete habilidades importantes para o médico. São elas:

  1. Foque no paciente que está a sua espera
  2. Conecte-se ao paciente
  3. Avalie o sofrimento causado pela doença
  4. Comunique-se bem
  5. Transmita confiança, paz e conforto.
  6. Permita-se rir um pouco
  7. Tenha empatia

Veja também: ‘Quais são as características de um ‘bom médico’?’

Referências:

  • Brandon Singletary, Nisha Patel, Martin Heslin. Patient Perceptions About Their Physician in 2 WordsThe Good, the Bad, and the Ugly. JAMA Surg. 2017;152(12):1169–1170. doi:10.1001/jamasurg.2017.3851
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar