Leia mais:
Leia mais:
Orientações da nova diretriz de manejo da ascite e complicações na cirrose
Quiz: Homem procura atendimento com queixa de hiperemia na mama. Qual o diagnóstico?
Uso de amoxicilina para o tratamento de infecções torácicas em crianças apresenta poucos efeitos
Whitebook: sangramento vaginal
Atividade física e Covid-19: a importância da reavaliação médica no retorno aos treinos

O que são anormalidades oculares associadas à obesidade mórbida?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A obesidade está associada a diversas alterações sistêmicas, físicas e psicológicas, além de doenças oculares como catarata, maculopatia relacionada à idade, glaucoma e retinopatia diabética. As alterações na estrutura ocular e os mecanismos não haviam sido estudados de forma detalhada. Poucos estudos examinaram efeitos potenciais da obesidade sem doenças associadas como a diabetes, na saúde ocular.

Um artigo publicado em janeiro de 2019 na revista dos arquivos brasileiros de oftalmologia, escrito por um grupo turco, analisou 101 voluntários com obesidade mórbida (índice de massa corporal >40) porém sem doenças sistêmicas relacionadas e sem doenças oculares prévias, e 95 indivíduos com índices considerados normais (18,50 – 24,99) no departamento de Oftalmologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Duzce.

Foram feitas tonometrias por aplanação, paquimetria e tomografia de coerência óptica. A ideia era comparar a profundidade da câmara anterior, a pressão intraocular, a espessura corneana, a espessura da camada de fibras nervosas da retina, a espessura da coroide e da fóvea.

A medida média de pressão intraocular foi significativamente maior no grupo com obesidade (15,5 x 14,5; p=0,009), enquanto o comprimento axial, profundidade da câmara anterior e espessura corneana não foram diferentes. A espessura da camada de fibras nervosas no quadrante temporal foi significativamente reduzida no grupo com obesidade mórbida (72,7 x 85,05; p=0.,024), porém não foram encontradas diferenças nos demais quadrantes. A espessura retiniana nas regiões nasal e temporal e da coroide em todas as regiões medidas também foram menores no grupo obeso.

Leia mais: Entenda o que é melanoma de corpo ciliar e como se manifesta

Diversos outros estudos encontraram associação entre o índice de massa corporal elevado e aumento da pressão intraocular, porém poucos analisaram a relação com a neuropatia glaucomatosa. São necessárias novas investigações para determinar essa associação. Alguns mecanismos propostos incluem o acúmulo de gordura intraorbital, o aumento da viscosidade sanguínea, o aumento da pressão venosa episcleral e a piora da drenagem aquosa.

Além disso, olhos com diminuição do fluxo vascular para o nervo óptico são mais propensos ao dano. As alterações no suprimento arterial, na vasorregulação autonômica e o dano endotelial no obeso poderiam também explicar uma diminuição no fluxo para a cabeça do nervo óptico.

É médico e também quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Autor:

Referências:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar