O técnico de enfermagem pode realizar cateterismo gástrico ou enteral?

O cateterismo orogástrico e nasoenteral consistem na inserção de um cateter de silicone pela via nasal ou via oral até alcançar o estômago ou o duodeno.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

Os cateterismos naso ou orogástrico e nasoenteral consistem na inserção de um cateter de silicone pela via nasal ou via oral até alcançar o estômago ou o duodeno, respectivamente. As principais complicações são estímulo vagal, broncoaspiração, apneia e remoção acidental.

Considerando a complexidade técnica e a gravidade que os eventos adversos associados a este procedimento, o Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), por meio da portaria 619/2019, determinou que o cateterismo oro ou nasogástrico ou enteral são atividades privativas do enfermeiro.

Leia mais: Acesso intraósseo pode ser feito por enfermeiros?

Essa portaria afirma que são atividades privativas do enfermeiro: seleção do calibre adequado, realizar o cateterismo propriamente dito, realizar testes para garantir a localização adequada, prescrever os cuidados necessários para a manutenção e permanência da sonda, manter-se atualizado e capacitar a equipe de enfermagem e participar dos processos de aquisição do material.

Quanto as atribuições dos técnicos de enfermagem: executar os cuidados prescritos pelo enfermeiro, comunicar alterações envolvendo o dispositivo ou o procedimento, auxiliar o enfermeiro durante o procedimento e registrar ações de enfermagem e alterações do paciente no prontuário.

Tenha a melhor abordagem da enfermagem na palma de sua mão! Baixe o aplicativo Nursebook, já disponível no Android!

Referências bibliográficas:

  • Resolução COFEN 453 de 16 de janeiro de 2014, que Aprova a Norma Técnica que dispõe sobre atuação da equipe de enfermagem na nutrição enteral.
  • Resolução COFEN 619 de 4 de novembro de 2019, que Normatiza a atuação da Equipe de Enfermagem na Sondagem Oro/nasogástrica e Nasoentérica.
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão