Pebmed - Notícias e Atualizações em Medicina
Cadastre-se grátis
Home / Enfermagem / O técnico de enfermagem pode realizar cateterismo gástrico ou enteral?
médicos e enfermeiros em discussão de quem pode fazer cateterismo

O técnico de enfermagem pode realizar cateterismo gástrico ou enteral?

Acesse para ver o conteúdo

Inscreva-se gratuitamente para acessar esse conteúdo e muito mais no Portal PEBMED!

Tenha acesso ilimitado a quizzes, casos clínicos, novos estudos e diretrizes atualizadas.

Preencha os dados abaixo para completar seu cadastro.

Ao clicar em inscreva-se, você concorda em receber notícias e novidades da medicina por e-mail. Pensando no seu bem estar, a PEBMED se compromete a não usar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Inscreva-se ou

Seja bem vindo

Voltar para o portal

Os cateterismos naso ou orogástrico e nasoenteral consistem na inserção de um cateter de silicone pela via nasal ou via oral até alcançar o estômago ou o duodeno, respectivamente. As principais complicações são estímulo vagal, broncoaspiração, apneia e remoção acidental.

Considerando a complexidade técnica e a gravidade que os eventos adversos associados a este procedimento, o Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), por meio da portaria 619/2019, determinou que o cateterismo oro ou nasogástrico ou enteral são atividades privativas do enfermeiro.

Leia mais: Acesso intraósseo pode ser feito por enfermeiros?

Essa portaria afirma que são atividades privativas do enfermeiro: seleção do calibre adequado, realizar o cateterismo propriamente dito, realizar testes para garantir a localização adequada, prescrever os cuidados necessários para a manutenção e permanência da sonda, manter-se atualizado e capacitar a equipe de enfermagem e participar dos processos de aquisição do material.

Quanto as atribuições dos técnicos de enfermagem: executar os cuidados prescritos pelo enfermeiro, comunicar alterações envolvendo o dispositivo ou o procedimento, auxiliar o enfermeiro durante o procedimento e registrar ações de enfermagem e alterações do paciente no prontuário.

Tenha a melhor abordagem da enfermagem na palma de sua mão! Baixe o aplicativo Nursebook, já disponível no Android!

Autor:

Referências bibliográficas:

  • Resolução COFEN 453 de 16 de janeiro de 2014, que Aprova a Norma Técnica que dispõe sobre atuação da equipe de enfermagem na nutrição enteral.
  • Resolução COFEN 619 de 4 de novembro de 2019, que Normatiza a atuação da Equipe de Enfermagem na Sondagem Oro/nasogástrica e Nasoentérica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

×

Adicione o Portal PEBMED à tela inicial do seu celular: Clique em Salvar na Home Salvar na Home e "adicionar à tela de início".

Esse site utiliza cookies. Para saber mais sobre como usamos cookies, consulte nossa política.