Leia mais:
Leia mais:
Cannabis como terapia adjuvante para pacientes com câncer de cabeça e pescoço
Uso de maconha tem impacto no risco de sangramento pós-angioplastia?
Uso de cannabis por adolescentes: um estudo sobre seu impacto no neurodesenvolvimento
Metade das brasileiras reclama do descaso dos médicos em relação à dor
Qual a consequência neurocomportamental das crianças que foram expostas à nicotina e cannabis durante a gestação?

O uso de cannabis a longo prazo para dor crônica é seguro?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

A cannabis é amplamente utilizada por pacientes que sofrem de uma vasta gama de sintomas e doenças, incluindo a dor crônica. Mas seu uso a longo prazo é seguro? Um estudo avaliou pessoas em tratamento por mais de um ano para responder essa pergunta.

500x120-assinatura

Pesquisadores realizaram um estudo prospectivo de coorte para analisar a segurança do uso da maconha em indivíduos com dor crônica não-oncológica.

Um produto padronizado (12,5% tetrahidrocanabinol) foi dado 215 pessoas (141 usuários atuais e 58 ex-usuários) com dor crônica por um período de um ano, com dose diária média de cannabis de 2,5 g/d; o grupo de controle foi formado por 216 indivíduos com dor crônica da mesma clínica, mas que não faziam uso da cannabis.

O resultado primário consistiu de eventos adversos graves e eventos adversos não-graves. Os resultados de segurança secundários incluíram a função pulmonar e neurocognitivos e hematologia padrão, bioquímica, renal, hepática e função endócrina. Parâmetros de eficácia secundários incluíram dor e outros sintomas, humor e qualidade de vida.

Veja também: ‘Os riscos e benefícios do uso da cannabis medicinal’

Não houve diferença no risco de eventos adversos graves (taxa de incidência ajustada = 1,08, 95%; IC = 0,57 – 2,04) entre os grupos. Usuários de cannabis estavam em risco aumentado de eventos adversos não-graves (razão da taxa de incidência = 1,73, 95%; IC = 1,41 – 2,13); a maioria era de leve a moderada.

Não houve diferenças nos resultados de segurança secundários. Cannabis herbácea de qualidade controlada, quando usado por pacientes com experiência do consumo de cannabis como parte de um programa de tratamento monitorado por mais de 1 ano, parece ter um perfil de segurança razoável.

E mais: ‘Uso medicinal de derivados de maconha liberado: o que o médico precisa saber’

O estudo constatou que houve uma maior taxa de eventos adversos entre os usuários de maconha medicinal em comparação com os controles, mas não para eventos adversos graves.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

banner250x250

Referências:

  • https://www.jpain.org/article/S1526-5900(15)00837-8/abstract
Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.