Página Principal > Saúde Pública > Obesidade: dieta com baixíssimas calorias auxilia na perda de peso
obesidade sarcopênica

Obesidade: dieta com baixíssimas calorias auxilia na perda de peso

Tempo de leitura: 2 minutos.

A obesidade é uma doença que pode gerar diversas outras complicações no organismo, como diabetes, hipertensão, problemas no fígado, câncer, insuficiência cardíaca, etc. Segundo estimativa da Organização Mundial de Saúde (OMS), até 2025 mais de 2,3 bilhões de pessoas serão obesas ao redor do mundo.

Caracterizada pelo índice de massa corporal (IMC) maior ou igual 30 kg/m2, a obesidade pode ser tratada por meio de medicação, exercícios físicos e dieta, além de adoção de medidas para mudanças comportamentais a afim de incentivar hábitos saudáveis. Uma pesquisa realizada no Reino Unido testou a eficácia e segurança de um novo método chamado Substituição Total da Dieta (TDR, na sigla em inglês) em relação ao programa usual de perda de peso.

Dieta de baixíssima caloria contra obesidade

A TDR consiste em uma dieta diária baseada em quatro tipos de suplementos alimentares, como sopas, shakes e barras proteicas, 750 mL de leite desnatado, 2,5 L de água, ou outra bebida com baixa caloria, e um suplemento de fibra. O consumo calórico é limitado a 810 calorias por dia.

Leia mais: Obesidade: diretriz revisa recomendações para estimular perda de peso

O estudo de coorte randomizado selecionou 278 participantes diagnosticados com obesidade, idade média de 48 anos, 61% eram mulheres, e o IMC médio era de 37,2 kg/m2. Destes indivíduos, 23%  tinham hipertensão e 15% sofriam de diabetes na base. Os pacientes foram designados em dois grupos, o primeiro grupo aderiu à dieta TDR (n=138) e o segundo grupo (n=140) manteve a dieta recomendada usualmente pelos médicos. O desfecho primário observado foi a mudança de peso corporal dos pacientes, desde a base até o fim do acompanhamento de 12 meses.

Resultados

Ao fim da pesquisa, os participantes do grupo da Substituição Total de Dieta (TDR) perderam mais peso do que os indivíduos que mantiveram uma rotina padrão de dieta (-10,7 kg em média por pessoa vs -3,1 kg em média por pessoa). Diferença ajustada é de -7,2 kg (IC 95% [-9,4 a -4,9 kg). Ao todo, 45% dos pacientes do grupo TDR e apenas 15% do grupo da dieta padrão conseguiram perder mais de 10% de peso corporal.

Tenha em mãos informações objetivas e ráp idas sobre práticas médicas. Baixe o Whitebook

Referências:

  • Astbury NM et al. Doctor Referral of Overweight People to Low Energy Total Diet Replacement Treatment (DROPLET): Pragmatic randomised controlled trial. BMJ 2018 Sep 26; 362:k3760. (https://doi.org/10.1136/bmj.k3760)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.



Esse site utiliza cookies. Para saber mais sobre como usamos cookies, consulte nossa política.