Obesidade pode acelerar o declínio cognitivo

Nova análise sugere que estar acima do peso pode aumentar o declínio cognitivo em associação com alterações nos marcadores inflamatórios no sangue.

A obesidade já foi associada a diversos riscos para a saúde, atingindo proporções epidêmicas. Além da longa lista de consequências conhecidas, uma nova análise sugere que estar acima do peso pode aumentar o declínio cognitivo em associação com alterações nos marcadores inflamatórios no sangue.

500x120-rosa

Pesquisadores testaram a hipótese de que a inflamação sistêmica pode mediar a associação entre massa corporal e função cognitiva. Para o estudo, foram examinados dados coletados em sete ondas, a cada 2 anos, entre 1998 e 2013.

Medidas cognitivas, que incluíram três tarefas para testar a memória e o funcionamento executivo, foram avaliadas a cada dois anos a partir da onda 1 até a 5. O índice de massa corporal (IMC) foi determinado e amostras de sangue foram coletadas a cada quatro anos a partir da onda 0 até a 6. Destes, os níveis de proteína C-reativa (PCR) foram calculados.

Veja também: ‘O que você precisa saber sobre excesso de peso em crianças’

Três pontos de tempo em cada subamostra foram estabelecidos para análise: T1, em que o IMC, os níveis de PCR e desempenho cognitivo foram medidos; T2, quando os níveis de PCR foram novamente medidos; e T3, quando as tarefas cognitivas foram re-administradas.

  • Em relação à performance da memória:

A equipe descobriu que o IMC em T2 previu, significativamente, a mudança nos níveis de PCR em cada subamostra (P <0,001 para ambas as sub-amostras). Além disso, os níveis de PCR em T2 predisseram significativamente o desempenho da memória em T3 (P <0,001 para ambas as sub-amostras). Isso levou a um efeito indireto significativo no IMC em T1 sobre o desempenho da memória em T3 via níveis PCR em T2 (P = 0,001 para a subamostra 1 e P = 0,007 para a subamostra 2).

  • Em relação à função executiva:

Um padrão semelhante foi observado. O IMC em T1 previu a mudança de PCR (P <0,001 para ambas as sub-amostras), e os níveis de PCR em T3 predisseram a função executiva em T3  (P = 0,003 para a subamostra 1 e P <0,001 para subamostra 2). Mais uma vez, este foi acompanhado por um efeito indireto do IMC em T1 sob a função executiva em T3, através de níveis de PCR em T2 (P = 0,006 na subamostra 1 e P = 0,003 na subamostra 2).

  • Em relação à idade cronológica:

Pesquisadores calcularam que uma variação da massa corporal inicial de desvio padrão (DP) de 1 está associada com aproximadamente 2,22 meses de declínio cognitivo. Já uma variação de DP de 1 no PCR está associada com 1,85 anos de declínio.

Os resultados se mantiveram quando os pesquisadores levaram em conta conhecidos preditores de declínio cognitivo, como sintomas depressivos e uso de medicação para pressão alta nos últimos dois anos.

Você sabia? ‘Dormir cedo na infância diminui o risco de obesidade na adolescência’

Os resultados indicam que um aumento do IMC pode acelerar o declínio cognitivo em vários meses, através de aumentos nos níveis séricos de PCR. As descobertas podem ajudar a explicar as de estudos anteriores, que relacionam a obesidade com uma pior saúde do cérebro.

Outros estudos

Uma análise australiana de adultos na faixa dos 60 anos indicou que o excesso de peso está associado com um volume menor do hipocampo, e maior atrofia hipocampal após 8 anos.

Outro estudo recente sugere que o volume de substância branca no cérebro é menor em indivíduos obesos do que em pessoas magras.

Em uma análise feita a partir da avaliação da literatura científica publicada, a Agência Internacional de Investigação do Câncer (IARC) relacionou a obesidade a mais de 10 tipos de câncer.

250-BANNER6

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Referências:

  • https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0889159116304329
  • Obesity May Increase Cognitive Decline via Inflammation. Medscape. Oct 24, 2016.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades