Leia mais:
Leia mais:
Uso de amoxicilina para o tratamento de infecções torácicas em crianças apresenta poucos efeitos
Atividade física e Covid-19: a importância da reavaliação médica no retorno aos treinos
Infográfico de vacinação contra Covid-19 no Brasil
Covid-19: Entidades médicas recomendam o uso do teste rápido de antígeno
OMS desenvolveu uma definição de caso clínico para a condição clínica pós-Covid-19

OMS desenvolveu uma definição de caso clínico para a condição clínica pós-Covid-19

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Em 6 de outubro, a Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou uma definição de caso clínico da condição pós-Covid-19 disponível para todos os ambientes e realizada pela metodologia Delphi, incluindo 12 domínios. Esta é uma primeira versão, conduzida por pacientes, pesquisadores e outros, representando todas as regiões da OMS. No entanto, pode mudar conforme surjam novas evidências e evolua o entendimento das consequências da Covid-19. Através de consenso, os 12 domínios e variáveis identificados pelos participantes e incluídos na definição do caso clínico foram:

  • História de infecção por SARS-CoV-2;
  • Infecção por SARS-CoV-2 confirmada em laboratório;
  • Período mínimo de tempo desde o início dos sintomas (ou a partir da data do teste positivo para assintomáticos) de três meses;
  • Duração mínima dos sintomas de, pelo menos, dois meses;
  • Sintomas como disfunção cognitiva, fadiga, falta de ar, entre outros;
  • Número mínimo de sintomas;
  • Agrupamento de sintomas;
  • Evolução temporal dos sintomas;
  • Sequelas de complicações bem descritas de Covid-19;
  • Os sintomas não podem ser explicados por um diagnóstico alternativo;
  • Aplicação da definição a diferentes populações; 
  • Impacto nas atividades diárias.

pós-Covid-19

A definição

Dessa forma, segundo a OMS, “a condição pós-Covid-19 ocorre em indivíduos com história de infecção por SARS CoV-2 provável ou confirmada, geralmente três meses desde o início da Covid-19 com sintomas e que duram, pelo menos, dois meses e não podem ser explicados por um diagnóstico alternativo. Os sintomas comuns incluem fadiga, dispneia, disfunção cognitiva, mas também outros e geralmente têm um impacto nas atividades diárias. Os sintomas podem ser novos após a recuperação inicial de um episódio agudo de Covid-19 ou persistir desde a doença inicial. Os sintomas também podem flutuar ou recidivar com o tempo.” Não há um número mínimo de sintomas necessários para o diagnóstico; embora sintomas envolvendo diferentes sistemas de órgãos e agrupamentos tenham sido descritos. A OMS destacou que uma definição separada de Covid-19 prolongada pode ser aplicável para crianças.

Essa definição da OMS difere da definição publicada anteriormente pelo órgão americano Centers for Disease Control and Prevention (CDC), que descreve que, embora a maioria das pessoas com Covid-19 se recupere e retorne à saúde normal, alguns pacientes podem apresentar sintomas que podem durar semanas ou até meses após a recuperação da doença aguda. Para o CDC, mesmo os pacientes que não foram hospitalizadas e que apresentaram doença leve podem evoluir com sintomas persistentes ou tardios.

Autora:

Referências bibliográficas:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar