Ondansetrona e antieméticos: Comparação entre seus tratamentos em gestantes

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

A gestação é um momento de grande felicidade para toda a família que planeja, espera o tão aguardado resultado do teste positivo. Quase 80% das gestantes passam por por alguns sintomas desagradáveis como as náuseas e vômitos, que podem tornar o tão sonhado momento de ser mãe um pouco desconfortável.

As náuseas e vômitos típicos e frequentes desse início da gestação estão relacionados às grandes concentrações de novos hormônios produzidos pelo trofoblasto, principalmente o HCG.

Para seu tratamento, algumas drogas foram, durante muito tempo, evitadas com receio e alguns estudos mostraram isso. De complicações relacionadas a má formações, abortos e natimortos. A ondansentrona tem sido recentemente estudada em coortes cada vez maiores, comparada com outros antieméticos e tem se mostrado segura, eficaz e os desfechos de aborto, natimortalidade e mal formações não tem tido relevancia estatistica suficiente para contraindicar seu uso na gravidez. 

Ondansetrona e antieméticos no tratamento de gestantes

Tome as melhores decisões clinicas, atualize-se. Cadastre-se e acesse gratuitamente conteúdo de medicina escrito e revisado por especialistas

Estudo sobre ondansetrona e outras drogas

Entretanto, até agora não tínhamos um estudo grande e multinacional de grande impacto para tentar corroborar o que outros estudos menores já tinham encontrado. Assim o JAMA, em sua edição de 23 de abril de 2021 publicou um grande estudo de coorte envolvendo mais de 450 mil gestações de mulheres de 12 a 55 anos de idade, em 3 países diferentes (Canadá, Estados Unidos e Reino Unido), no período de abril de 2002 a março de 2016, onde as pacientes recebiam ondansetrona, prometazina, metoclopramida e uma outra droga chamada diclectin (não comercializada no Brasil).

Neste grande estudo de coorte multicêntrico internacional, não houve associação relevante entre exposição ao ondansetrona durante a gravidez e aumento do risco de morte fetal, aborto espontâneo, natimorto ou malformações congênitas maiores em comparação com a exposição a outras drogas antieméticas.

Leia também: Gestantes com colelitíase: qual o melhor tratamento?

Conclusão

Com esse novo estudo ganhamos mais um medicamento no arsenal ao combate a um dos sintomas mais frequentes e desagradáveis durante a gravidez.

Autor:

Referência bibliográfica: 

Dormuth CR, Winquist B, Fisher A, et al. Comparison of Pregnancy Outcomes of Patients Treated With Ondansetron vs Alternative Antiemetic Medications in a Multinational, Population-Based Cohort. JAMA Netw Open. 2021;4(4):e215329. doi: 10.1001/jamanetworkopen.2021.5329

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar