Ondansetrona e antieméticos: Comparação entre seus tratamentos em gestantes

A ondansetrona tem sido recentemente estudada em coortes cada vez maiores, comparada com outros antieméticos. Saiba mais.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

A gestação é um momento de grande felicidade para toda a família que planeja, espera o tão aguardado resultado do teste positivo. Quase 80% das gestantes passam por por alguns sintomas desagradáveis como as náuseas e vômitos, que podem tornar o tão sonhado momento de ser mãe um pouco desconfortável.

As náuseas e vômitos típicos e frequentes desse início da gestação estão relacionados às grandes concentrações de novos hormônios produzidos pelo trofoblasto, principalmente o HCG.

Para seu tratamento, algumas drogas foram, durante muito tempo, evitadas com receio e alguns estudos mostraram isso. De complicações relacionadas a má formações, abortos e natimortos. A ondansentrona tem sido recentemente estudada em coortes cada vez maiores, comparada com outros antieméticos e tem se mostrado segura, eficaz e os desfechos de aborto, natimortalidade e mal formações não tem tido relevancia estatistica suficiente para contraindicar seu uso na gravidez. 

Ondansetrona e antieméticos no tratamento de gestantes

Estudo sobre ondansetrona e outras drogas

Entretanto, até agora não tínhamos um estudo grande e multinacional de grande impacto para tentar corroborar o que outros estudos menores já tinham encontrado. Assim o JAMA, em sua edição de 23 de abril de 2021 publicou um grande estudo de coorte envolvendo mais de 450 mil gestações de mulheres de 12 a 55 anos de idade, em 3 países diferentes (Canadá, Estados Unidos e Reino Unido), no período de abril de 2002 a março de 2016, onde as pacientes recebiam ondansetrona, prometazina, metoclopramida e uma outra droga chamada diclectin (não comercializada no Brasil).

Neste grande estudo de coorte multicêntrico internacional, não houve associação relevante entre exposição ao ondansetrona durante a gravidez e aumento do risco de morte fetal, aborto espontâneo, natimorto ou malformações congênitas maiores em comparação com a exposição a outras drogas antieméticas.

Leia também: Gestantes com colelitíase: qual o melhor tratamento?

Conclusão

Com esse novo estudo ganhamos mais um medicamento no arsenal ao combate a um dos sintomas mais frequentes e desagradáveis durante a gravidez.

Referência bibliográfica: 

Dormuth CR, Winquist B, Fisher A, et al. Comparison of Pregnancy Outcomes of Patients Treated With Ondansetron vs Alternative Antiemetic Medications in a Multinational, Population-Based Cohort. JAMA Netw Open. 2021;4(4):e215329. doi: 10.1001/jamanetworkopen.2021.5329

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão