OneBR: USP desenvolve primeira plataforma brasileira com dados de bactérias resistentes

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) desenvolveram a primeira plataforma que reúne um banco de dados genômicos, epidemiológicos e fenotípicos de bactérias multirresistentes batizado de One Health Brazilian Resistance (OneBR).

Trata-se do primeiro banco de dados gratuito que visa auxiliar os profissionais e sistemas de saúde na vigilância epidemiológica, diagnóstico, gerenciamento e controle da resistência antimicrobiana em todo território nacional.

Na prática, o OneBR vai contribuir para o monitoramento e o controle da disseminação dessas bactérias, principalmente as de prioridade crítica, classificadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

“A partir dos dados genômicos disponibilizados na plataforma é possível descobrir genes responsáveis pela produção de novos medicamentos”, explicou a doutoranda da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP (FCF-USP) e integrante do grupo de pesquisa do projeto, Fernanda Esposito.

Atualmente, a plataforma conta com dados de 500 cepas bacterianas. A previsão é que 200 devem ser incluídas até o final do ano.

“O banco de dados não é restrito a bactérias que infectam seres humanos. A iniciativa atende também a área veterinária, com agentes infecciosos de animais de criação ou domésticos; e ainda a microbiologia ambiental e dos alimentos. Nos baseamos no conceito de One Health, de saúde única, que propõe a interconexão entre saúde humana, dos animais e do ambiente que os rodeia”, contou o professor do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB-USP) e coordenador do projeto, Nilton Lincopan.

Acesso gratuito

O acesso ao material é gratuito e pode ser realizado por profissionais das áreas da saúde, da vigilância sanitária, pesquisadores e até mesmo pessoas que não fazem parte da comunidade científica, como jornalistas e professores.

O site OneBR é bem intuitivo e de fácil acesso, sendo possível entrar em contato com os pesquisadores responsáveis.

O sequenciamento completo do genoma das bactérias é realizado com amostras enviadas pelos cientistas de todo o país. As bactérias são isoladas e ficam armazenadas em um biorrepositório na USP.

A base de dados está sendo construída por uma equipe de pesquisa multidisciplinar e uma rede nacional de colaboradores. A proposta OneBR é uma iniciativa financiada pela Fundação Bill & Melinda Gates e pelo Ministério da Saúde.

Leia também: Recomendações do IDSA para o tratamento de organismos resistentes

Próximos passos

Na verdade, a plataforma já existe desde 2019, mas recebe atualizações ao longo do tempo, com a incorporação de bancos de novas espécies bacterianas isoladas.

Um dos objetivos é desenvolver a autonomia dos profissionais de saúde e pesquisadores, permitindo que eles próprios alimentem o banco de dados depois de realizarem os seus sequenciamentos.

A intenção é expandir o projeto para a América Latina. “Devido ao alto nível de circulação populacional entre os países latino-americanos, o projeto de expansão do monitoramento em nível continental se torna imprescindível”, revelou Fernanda Esposito.

Para avançar nesse propósito, o grupo da USP já está em contato com pesquisadores de países como Argentina, Chile, Equador e Uruguai, para definir a melhor dinâmica de trabalho em conjunto.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
#One Health Brazilian Resistance. http://onehealthbr.com/ #Plataforma reúne dados genômicos de bactérias multirresistentes. Agência Brasil. https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2022-03/plataforma-reune-dados-genomicos-de-bacterias-multirresistentes
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.